2015/11/04

Sennheiser volta a fazer headphones Orpheus... com preço de €50.000


No mundo da qualidade audiófila, o céu é o limite... e no caso dos headphones isso parece traduzir-se nuns módicos 50 mil euros para poderem ter acesso a uma nova geração de headphones Orpheus da Sennheiser.

A Sennheiser é uma marca que dispensa apresentação no mundo do equipamento áudio, e em 1991 a marca apresentou ao mundo os seus Orpheus HE90, headphones electroestáticos que pretendiam ser os melhores do mundo, e que pelo menos vinham com um preço a acompanhar, de 16 mil dólares. Só 300 unidades foram feitas, tornando-os numa raridade que actualmente poderá valer o triplo do seu preço original.


E poderá ter sido esse precisamente o preço de referência que a Sennheiser usou para uma nova geração de Orpheus que chegará para o próximo ano, que continuará a vir acompanhado de um luxuoso amplificados a válvulas concebido especificamente para estes headphones... e que irá custar a módica quantia de 50 mil euros.

Aparentemente, a Sennheiser está a trabalhar neste novo modelo há mais de uma década, consistindo em tudo o que de melhor se pode fazer no momento, com todas as unidades a serem fabricadas à mão, com mais de 6000 componentes, onde não faltam materiais como o ouro e platina, ou o amplificador feito em mármore italiano de Carrara. O processo de os ligar também se torna num ritual, com os botões a emergirem lentamente do amplificador, e as válvulas a levantarem-se na parte superior. Opções que não deixarão de ser curiosas, considerando que a conversão digital-analógica é feita nos próprios headphones, para minimizar toda e qualquer interferência que pudesse ser apanhada "no caminho" (mas, como seria de esperar, novamente em implementação de luxo, com 8 DACs de 384Khz).

Desta vez a Sennheiser não faz referência a que sejam produzidos apenas 300 unidades, dizendo apenas que produzirá um máximo de 250 unidades por ano. O mais surpreendente é que provavelmente existirão clientes suficientes para fazer desaparecer a produção durante os próximos anos.

7 comentários:

  1. Vou já encomendar os meus! 😂

    ResponderEliminar
  2. Será que a relação qualidade/preço é boa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas convém que tenhas ouvidos no valor de 100.000€ para poderes desfrutar deles. :)

      Eliminar
  3. era mesmo o eu que precisava para ouvir música em 'straming' :D

    ResponderEliminar
  4. dá para ouvir lady gaga?

    ResponderEliminar
  5. "considerando que a conversão digital-analógica é feita nos próprios headphones, para minimizar toda e qualquer interferência que pudesse ser apanhada "no caminho" (mas, como seria de esperar, novamente em implementação de luxo, com 8 DACs de 384Khz)." isto e' muito estranho e como tal fui ler a pagina da sennheiser, o que eu percebo e' que o sinal e' amplificado pelas valvulas e depois novamente amplificado por um transitor nos headphone. Se a conversao fosse feita nos headphone nao servia de nada as valvulas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também me parece que seja o caso, mas no press release não esclareciam o assunto. De qualquer forma, também não percebo como querem argumentar a claridade da amplificação a válvulas... se depois passam a amplificação pelos transístores... Mas já sabemos que nestes níveis "transcendentais" do som, as coisas nem sempre fazem sentido para os meros mortais.. :)

      Eliminar