2015/11/27

Volta a ser ilegal copiar um CD no Reino Unido


No Reino Unido, a vitória ganha com a actualização da lei que permitia aos seus cidadãos fazer cópias de CDs (e DVDs, e outros formatos) para uso pessoal não durou, passando novamente a ser ilegal fazer qualquer cópia privada.

Um passo para a frente, dois passos para trás, é como se parecem fazer as coisas no Reino Unido, com este ridículo retrocesso que nem dá aos britânicos a possibilidade de transferirem uma música ou filme de um CD/DVD para o seu computador - isto, se se quiserem manter na legalidade.

As associações "de artistas" insurgiram-se contra esta possibilidade, exigindo que - tal como por cá foi conseguido - lhes fossem devidas taxas para os compensar por esta cópia privada; sendo que mais uma vez ficou por demonstrar qual a eventual perda que essa cópia privada lhes provoca (e nem sequer ouvir falar dos estudos que dizem não haver qualquer perda ou dano.)

É novamente a falta de senso comum que impera, e que imaginará que que as pessoas irão comprar conteúdos repetidos de coisas que já compraram uma vez. Mas pronto, estas associações conseguiram fazer regredir a lei, esperemos que de hoje em diante se calem com esta questão e se divirtam a contar as libras que esperam ver cair nas suas contas com este retrocesso...

A única situação é que provavelmente não verão qualquer libra extra à custa de atitudes como esta, que só comprovam que as leis dos direitos de autor precisam de uma completa remodelação - e a remodelação necessária não é bem aquela que eles estão à espera. Talvez no dia em que estas associações deixarem de olhar para o "público" como inimigo e sim como alguém sem os quais não podem existir, as coisas mudem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)