2015/12/30

Raspberry Pi Zero como acessório USB


O pequeno Raspberry Pi zero veio baixar ainda mais o custo de acesso a este micro computador (apenas $5), e uma das coisas que se pode fazer com ele é transformá-lo numa enorme variedade de gadgets USB.

Já todos sabem que se podem ligar periféricos USB ao Raspberry Pi; mas com um pouco de trabalho, podemos fazer com que o Raspberry Pi Zero actue ele próprio como um periférico USB ao ser ligado a outro computador.

O processo implica mudar o kernel mas está descrito passo a passo na página acima indicada, e a partir daí podem facilmente usar o Zero como núcleo central para criarem um dispositivos USB genéricos como "Mass Storage" (basicamente, como uma pen USB); dispositivo MIDI; HID (para funcionar como rato, teclado, joysticks, gamepads, etc.); dispositivo audio; impressora; webcam; e muitos outros.

Se alguma vez tiveram uma ideia "revolucionária" para um novo gadget USB mas não sabiam por onde começar nem se sentiam com paciência para ter que criar um sistema electrónico de raiz; agora tudo isso pode estar à distância de um Pi Zero de $5, um cabo USB, e uma (relativamente) simples instalação do software adequado para servir como pontapé de arranque do vosso projecto.

1 comentário:

  1. Já só falta haver stock suficiente e a preço convidativo... :)

    ResponderEliminar