2016/01/14

Aviso de actualização para Windows 10 vai chegar às empresas


Depois de já ser considerado "nagware" por estar continuamente a chatear para fazer a actualização para o Windows 10, os alertas desta actualização vão passar a surgir também nos computadores empresariais.

É fácil perceber que a Microsoft deseje que todos os actuais utilizadores de Windows 7/8/8.1 passem a utilizar o Windows 10, um sistema operativo mais moderno; mas por outro lado, não deixa de ser irritante que a MS se sinta no direito de poder chatear continuamente os utilizadores com isso, sem lhes dar uma simples opção de "não obrigado, não quero mudar para o Windows 10". Aliás, a evolução tem sido precisamente no sentido oposto, de fazer chegar esses avisos a ainda mais utilizadores... e agora até os utilizadores de Windows empresariais começarão a ver estes alertas, a não ser que o administrador da rede se encarregue de os bloquear.

Felizmente, há forma de silenciar permanentemente estes alertas e voltar a usar o Windows 7/8/8.1 descansadamente; infelizmente, é algo que obrigará os utilizadores a mexer no registry. Quem quiser dizer adeus ao icon que continuamente relembra da existência da actualização gratuita para o Windows 10 terá que ir ao registry e criar a seguinte entrada:

  • HKLM\Software\Policies\Microsoft\Windows\Gwx
    DWORD value: DisableGwx = 1


Seria assim tão complicado dar uma opção "fácil", que um utilizador comum pudesse utilizar para cumprir esta mesma função? Um simples checkbox com um "não voltar a perguntar" seguido da confirmação de que não quer fazer o upgrade bastaria...

3 comentários:

  1. ao meses que isto já aparece nas empresas, infelizmente claro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha experiência, a Ms só considera empresarial quando o PC está ligado ao domínio da empresa. Grande parte das empresas nem domínio interno tem. Nessas empresas sempre apareceu.

      Eliminar
  2. Na minha escola (cerca de 180 PCs) tenho usado a aplicação GWX_control_panel que faz o trabalho de forma rápida e eficiente.
    Pode ser descarregada (existe a versão Stand-alone) em http://ultimateoutsider.com/downloads/

    ResponderEliminar