2016/01/29

Google vai usar chips da Movidius para dar inteligência visual aos smartphones


Parece que o Google se prepara para dar maior inteligência aos smartphones no que diz respeito ao reconhecimento de imagens, e vai recorrer aos chips da Movidius para o conseguir.

Temos acompanhado a Movidius há anos; uma empresa ambiciosa, que desde cedo tinha aspirações a revolucionar a forma como os dispositivos mobile viam o mundo. Fomos acompanhado a evolução dos seus chips, mas o que é certo é que os casos de aplicação real da sua tecnologia pareciam tardar em aparecer. Só quando o Google anunciou o seu Project Tango é que finalmente descobrimos que estavam a usar chips da Movidius, e agora surge a indicação de que o Google quer disseminar essa tecnologia, deixando que mais smartphones aprendam a ver o mundo que nos rodeia.

Os sistemas de inteligência artificial do Google (e outras empresas, como a Microsoft) já são capazes de fazer coisas impressionantes, podendo olhar para uma imagem e descrevê-la como sendo "pessoa a comer um cachorro quente no meio da multidão"; mas isso é algo que tem sido feito à custa de sistemas de processamento na cloud e que dependem de elevada capacidade de processamento. Com os chips da Movidius, a ideia é que isso possa começar a ser feito directamente num smartphone, localmente.

Quanto às aplicações para tal tecnologia... para além da óbvia capacidade de catalogação automática das fotos, que permitiria fazer pesquisas por coisas como "fotos de pessoas sentadas num sofá", poderemos antever coisas como:  partilhar as fotos automaticamente com as pessoas que são identificadas nas fotos; sugestões em tempo real para enquadramento das fotos; e muito muito mais.

... Vamos lá ver desta vez não teremos que esperar mais 2 ou 3 anos para vermos aplicações concretas destes "milagrosos" chips da Movidius! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)