2016/01/29

Notícias do Dia

A MAPiNET bloqueia site espanhol que só mostra vídeos do YouTube; o Bluboo Xtouch já está a 159 euros na Europa; venderam-se 1.4 mil milhões de smartphones em 2015; parece que a Apple prepara recarregamento wireless para iPhones e iPads; uma câmara IP WiFi por 21 euros; e a Microsoft só vendeu 4.5 milhões de Windows Phones no último trimestre.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças que estamos a oferecer um tablet esta semana; e que amanhã é o nosso meeting mensal, onde aproveitaremos para celebrar o facto de termos superado os 10 mil likes na nossa página no Facebook.


Smartwatch da HP aposta em ser relógio (com ecrã OLED transparente) 



Em vez de tentar competir directamente com o crescente número de smartwatches "tecnológicos" que têm surgido, a HP aposta numa fórmula que poderá vir a ser melhor sucedida. O seu smartwatch, concebido em colaboração com o designer Isaac Mizrahi, concentra-se em continuar a ser essencialmente um relógio (e podendo funcionar durante anos, tal como um relógio convencional), e onde o aspecto "smart" apenas surge quando é necessário, graças a um ecrã OLED transparente sobre o relógio.

Há muito que esperava que alguém fizesse algo assim, e espero que outros fabricantes adoptem este mesmo sistema. Parece-me que poderá ser a forma ideal de combinar o aspecto tradicional com o desejo de maior inteligência. (E com um preço de $250, não se pode dizer que esteja absurdamente inflacionado - embora fosse simpático que a HP tivesse recorrido ao Android Wear para este smartwatch).


Tesla vai revelar dois novos modelos "económicos" em Março



A Tesla volta a surpreender os fãs. Quando se esperava que em Março a marca apresentasse o seu automóvel eléctrico "acessível" (com preço na casa dos 30 mil dólares), eis que se descobre que afinal não iremos ter um novo Tesla acessível, mas sim dois!

Fica agora tudo de olhos arregalados para ver que tal serão estes novos Tesla Model 3 e Model Y... e se a significativa diferença de preço face aos modelos Model S e Model X não significará fazer demasiadas concessões. (Ou então, que depois seja dada hipótese de se fazer upgrade do carro. ;)


Greenwhich vai experimentar mini-bus autónomos este Verão



Demonstrando que o futuro dos veículos autónomos está mais perto do que se pensa, em Greenwhich (Inglaterra) começará a circular já este Verão uma carreira de "pods" autónomos. Estes veículos já são usados no aeroporto (mas circulando em trilhos bem definidos) e serão agora transpostos para o mundo "aberto" - mas ainda de forma experimental, para se avaliar como é que as pessoas irão reagir a eles... e vice-versa. Cada um destes "pods" pode levar seis pessoas e tem uma velocidade máxima de 40Km/h.


Chrome vai começar a "envergonhar" sites sem https


Depois de alertar para as ligações HTTPS potencialmente inseguras o Chrome vai passar a alertar para todas as ligações HTTP que são garantidamente inseguras. O problema de aceder a um site via HTTP é que não há qualquer garantia de que se esteja realmente a comunicar com o site pretendido (poderá ser um site falso a fazer-se passar por ele), ou que algum intermediário não esteja a modificar ou injectar conteúdo indevido.

Por isso, o Google quer usar o Chrome para pressionar que todos sites passem a usar HTTPS, apresentando o icon de ligação insegura em todos os sites acedidos via HTTP. (Por cá, só estou à espera que o Google nos permita fazer isso, pois embora tenha adicionado o suporte HTTPS à plataforma blogger, ainda não permite que isso seja usado com domínios personalizados como o nosso. Portanto... se não temos HTTPS é por culpa do Google. ;P)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


2 comentários:

  1. Gosto do conceito do smartwatch da HP, o seu design é que podia vir com um pouco menos de azeite

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto do conceito dos mini-bus autónomos (elétricos). Acho que vai revolucionar o trânsito das cidades. Em poucos anos.

    ResponderEliminar