2016/01/25

Leap Motion quer levar as nossas mãos para os mundos VR


O Leap Motion é um dos mais impressionantes sistemas de detecção de gestos no ar, mas não tem conseguido sair de campos de utilização específicos. Agora, aposta na realidade virtual como potencial faísca para fazer explodir o interesse e a sua adopção.

Uma das primeiras coisas que alguém que experimente sistemas de realidade virtual nota, é o facto de "faltarem" as suas mãos. Alguns sistemas recorrem a mãos virtuais comandadas por gamepads ou pelo rato, mas isso nada tem a ver com a realidade que se espera desfrutar. É algo que tem levado à criação de controladores mais adequados, como os Razer Hydra, ou os Oculus Touch, mas mesmo esses pecam por não permitir um tracking real de todos os nossos dedos e gestos - algo que o Leap Motion pode fazer.

O Leap  MotionInteraction Engine não é novo, mas ganha agora interesse redobrado para todos os que trabalham com realidade virtual. Colocando-se um Leap Motion nuns óculos VR, é possível transferir as nossas mãos para o ambiente virtual, e com a elevada precisão necessária para que se possam fazer todo o tipo de manipulações avançadas (e a Leap Motion também aborda alguns dos potenciais problemas - como, por exemplo, as mãos ficarem fora do campo de visão.)

Enfim... demonstra que estes próximos anos ainda irão ser de muito trabalho e desenvolvimento na área da realidade virtual, até que finalmente comecem a surgir controladores standard que permitam uma melhor interacção nesta nova fronteira que se aproxima do grande público (com os Rift fora de preço para a maioria das pessoas, estamos todos a aguardar pelo preço do PlayStation VR.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)