2016/01/05

Movi Camera quer ser um estúdio de bolso


Não é preciso muito para distinguir uma transmissão de vídeo "profissional" de uma feita por um amador, mas a Movi Live Event Camera quer permitir que qualquer pessoa possa ter um verdadeiro estúdio de bolso para transmissões ao vivo.

A Movi é uma câmara cujo tamanho compacto poderá fazer subestimar as suas capacidades. Olhando para a câmara em si temos uma simples câmara com resolução 4K, mas o seu verdadeiro truque está na app que a acompanha (por agora apenas para iOS) e que praticamente a transforma num mini-estúdio multi-câmara.

É que estamos perante uma câmara 4K, mas essa resolução é usada para criar múltiplas câmaras HD virtuais, que podemos seleccionar ou manipular em directo.


A câmara detecta automaticamente rostos e elementos de interesse, pré-seleccionando alguns planos, entre os quais podemos saltar com apenas um toque; ou então tomar o controlo e fazer pans e zooms manuais sobre o que quisermos. A Movi pode também fazer o tracking de um elemento de interesse, ou até deixarem que todo o modo de edição seja feito em modo automático.

Um produto bastante interessante para quem trabalha com vídeo em directo (ou quase em directo), e cujo preço de 199 dólares não me parece nada exagerado para as suas funcionalidades.


4 comentários:

  1. Basicamente isto faz um Crop ao video on the fly?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Multi-crops", pois cria várias regiões de interesse virtuais (mesmo sendo sobre áreas sobrepostas).

      Eliminar
    2. O que fará com que se perca alguma qualidade de imagem...

      Seja como for, a menos que esta seja muito boa em ambientes com pouca luz, os 400€ que terá como preço final já entram no campo das Hero 4 Black Edition (e toda a gama de acessórios que estão disponíveis).

      A única diferenciação é que facilita bastante o trabalho final, mas também o limita (e muito) depois do clip gravado.

      BTW, ela está a 200USD em pre-order, com preço final de 400USD.

      Eliminar
    3. Não perdes qualidade de imagem porque a resolução de saída é 720p e a área "de trabalho" é 4K. Ou seja, só começarás a perder qualidade se fizeres um "zoom" superior a 4x numa qualquer região.

      Quanto a limitar o clip gravado, há que ter em conta que este sistema está vocacionado para lidar com situações de streaming em directo e é aí que as suas vantagens de edição imediata se fazem notar.

      Eliminar