2016/01/05

Warner Bros processa HD Fury por remover protecções dos vídeos 4K


A Warner Bros anunciou recentemente que iria lançar várias dezenas de filmes em formato 4K ao longo deste ano, e simultaneamente parece querer complicar a vida às pessoas que pretenderem removerem as protecções destes vídeos, processando a HD Fury, que fabrica módulos que removem a protecção HDCP dos vídeos digitais.

Os produtores de conteúdos parecem ainda não ter percebido que os sistemas de DRM apenas servem para transtornar e irritar os utilizadores legítimos, e avança com um processo contra a HD Fury, fabricante de caixas capazes de remover a protecção HDCP dos streams de vídeo - neste caso em concreto, uma caixa capaz de remover a protecção HDCP 2.2 usada nos vídeos com qualidade 4K.

O HDCP é o sistema que já originou alguma polémica por altura dos formatos HD e Full HD, por impedir que as pessoas pudessem usar um leitor Blu-ray com televisores mais antigos de alta-definição sem entradas digitais. E é algo que só não tem gerado mais polémica porque, entretanto, as coisas se massificaram a tal ponto que já "tudo" suporta o HDCP (mas continua a dar algumas dores de cabeça, por exemplo a quem quer fazer a captura de streams de um PC, consola de jogos, etc.)

As caixas da HD Fury são usadas para esse tipo de conversões, e a Warner Bros parece achar que a solução para a pirataria dos conteúdos 4K passa por impedir a venda de tais dispositivos (lamento informá-los desde já que não será o caso; e basta olhar para todos os episódios passados em que os estúdios se fiaram nos sistemas de DRM milagrosos que iriam proteger os seus filmes... como o que protegia os Blu-rays, ou o "incrackável" Cinavia).


Quantas mais décadas serão necessárias para constatar a realidade das coisas e começar a tratar os utilizadores com o respeito que merecem, em vez de apostarem em medidas cada vez mais draconianas que têm como efeito prático obrigar a que se transformem em piratas quer queiram quer não!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)