2016/02/22

Huawei revela MateBook - o anti-Surface


O segmento dos tablets que podem servir como "PCs" tem, aos poucos, ganhado popularidade (com os Surface da MS a ser um dos exemplos mais populares), e agora também a Huawei quer deixar a sua marca neste sector, com o novo MateBook.

O MateBook é um tablet de 12" com Windows 10 e que não esconde as suas intenções de complicar a vida ao Surface Pro da Microsoft; não faltando também um teclado, stylus e dock para facilitar a sua utilização como "PC" sempre que tal for necessário.

Este MateBook pode ser imponente com as suas 12" (2160x1440), mas a Huawei conseguiu fazer com que o seu preço se ficasse por um peso pluma de 640g. E quanto ao hardware, temos opções que vão desde um Core m3 com 4GB de RAM e SSD de 128GB, até ao Core m7 com 8GB e SSD de 512GB - e com preços que também variam amplamente, começando nos 799 euros para o modelo mais económico, e chegando aos 1799 para o modelo "nada económico". A este preço acrescem ainda 149 euros para quem quiser o teclado (que é retro-iluminado mas dispensa bateria, usando energia directamente do tablet); 69 euros para a sylus MatePen; e 99 euros para a MateDock, que transforma uma única porta USB Type-C em duas fichas USB standard, Ethernet, VGA e HDMI.



Isto faz com que o preço "completo" para o modelo mais económico se eleve dos 799 euros para os 1116 euros, caso queiram o conjunto completo.

Outro aspecto em que se faz notar o objectivo de competir com os portáteis e não com os tablets de gama mobile, é o de se ter apenas uma câmara frontal, permitindo a sua utilização para apps de videochamada - mas evitando a tentação de se usar o tablet como câmara fotográfica. A autonomia anunciada é de 10h, e o USB Type-C é posto também em uso com modos de carga rápida que permitem recarregar 60% da bateria em cerca de 2h.


Uma boa estreia da Huawei neste segmento... só se pedia era um preço um bocadinho mais simpático (por exemplo, com o modelo base a começar nos 699 euros.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)