2016/03/08

Análise ao TCL M2U


A TCL é um dos maiores gigantes chineses de que provavelmente poucos terão ouvido falar, mas hoje irão passar a conhecer um dos seus smartphones: o TCL M2U.

A TCL pode não ser (ainda) muito conhecida no ocidente, mas é um dos maiores fabricantes mundiais, com uma gama de produtos que vai dos frigoríficos e aparelhos de ar condicionado, aos smartphones e televisores (sendo o terceiro maior fabricante neste segmento).

O TCL M2U




O TCL M2U é um smartphone com ecrã HD de 5.5", CPU MTK6752 octa-core, 2GB de RAM, 16GB + microSD, câmaras de 13MP e 8MP, dual SIM, bateria de 3500mAh, espessura de 7.95mm e 152g de peso. Os extras resumem-se a um cabo USB e carregador.




Enquanto a maioria dos fabricantes vai avançando para os smartphones em metal e vidro, este M2U mantém uma tampa traseira em plástico, mas sem que isso prejudique a sua solidez. Há muitos tipos de "plásticos" e este é daqueles que se pode considerar dos bons.


Um pormenor curioso, neste M2U não precisamos de um "clip" para fazer abrir as suas tampas. Basta fazer pressão numas pequenas protuberâncias para que, com um efeito estilo alavanca se possa ter acesso aos diversos compartimentos: dois slots para cartões SIM, mais um slot para um cartão microSD adicional.


A câmara



Neste gama de produtos (de cento e poucos euros), as câmaras costumam ser uma desilusão, e sou sincero ao confessar que esperava que este TCL M2U se limitasse a ser mais um a fazer parte desse grupo. Felizmente... estava enganado.




Embora possa não competir com a mais recente geração de câmaras dos topos-de-gama, e perca um pouco de definição nas zonas de sombra, a câmara deste TCL M2U é surpreendentemente boa




Na app da câmara temos também acesso a diferentes modos de fotografia (HDR, efeitos, Picture in Picture, selfie modes, etc.)


Em Funcionamento



Embora este M2U não tenha hardware à altura das gerações mais recentes de smartphones nesta gama de preços, o seu MTK6752 octa-core e os 2GB de RAM (aliados ao facto de ter "apenas" um ecrã HD), fazem com que o seu funcionamento seja fluido e agradável - e que a sua bateria de 3500mAh lhe permita ter uma autonomia invejável.


No entanto, há um factor que o penaliza severamente: o facto de vir de origem com um datado Android 4.4.4, que nem sequer o interface modificado pela TCL consegue esconder. Embora seja fã dos Android "puros", confesso que há inúmeras coisas que serão interessantes para muitos utilizadores, e que vão de coisas como a detecção de gestos com o smartphone "desligado" (por exemplo, desenhar um "O" para lançar automaticamente a câmara - mas sendo completamente personalizável), a coisas como o agendamento de horários para o smartphone se desligar e ligar automaticamente.

Simpático, sim; e as diferenças para um Android mais recente podem ser parcialmente minimizadas usando-se o Google Now Launcher e a app da câmara da Google... mas o facto de estarmos com um Android que já foi lançado há mais de 2 anos é um elemento dissuasor da sua compra (estamos à espera que a TCL nos dê informações quanto aos planos que tem, e se pretende lançar uma actualização para este M2U em breve.)


Um ponto curioso, no launcher da TCL, pressionando-se continuamente no home button temos acesso a um dashboard que permite o acesso rápido a várias informações e o lançamento rápido de apps. De certa forma até acaba por ser mais prático que o do launcher da Google.




Apenas uma pequena nota, que se torna notória nalgumas partes do vídeo: este smartphone é mais um daqueles que vem com película de protecção do ecrã pré-aplicada, e que impede que os dedos deslizem tão bem quanto seria desejável (pelo menos, enquanto é nova). Eu não sou grande fã das películas... e se fosse para uso pessoal, a primeira coisa que faria seria removê-la. ;P


Apreciação final



Este TCL M2U é um modelo "complicado" de avaliar. Por um lado tem hardware que se pode considerar mediano, mas que acaba por resultar num conjunto equilibrado; por outro lado, tem coisas que surpreendem pela positiva (como a câmara), a par de outras que nos deixam desiludidos (a versão do Android).

Há um ano atrás, não haveria dúvida, de que por cento e poucos euros este M2U pudesse ser um modelo a considerar. Hoje em dia, as coisas estão bem mais complicadas, devido a toda uma invasão de novas ofertas, que nesta gama de preço já nos oferecem smartphones com hardware melhorado, níveis de acabamento superiores, e com versões Android mais recentes. Se a TCL se despachar e lançar uma actualização para um Android 5.1 (já nem falo do 6.0), ajudará a diminuir essa diferença, mas mesmo assim... é um modelo que chega tardiamente, e por isso mesmo apenas pode sair daqui com um:




TCL M2U


Prós:
  • Câmara
  • Autonomia

Contras:
  • Android 4.4.4
  • Preço face aos concorrentes


Galeria de imagens:







2 comentários:

  1. É o "meio irmão" do UMI eMAX. Pena é que a mediatek não disponibilize as sources para este processador. Que ficou "ofuscado" comercialmente pelo 6753. Assim já haveria lollipop para o menino.
    Mas o UMI tem mais "custom" ROMs que este.
    http://www.needrom.com/download/umi-emax-kitkat-v05-cm-1003/

    ResponderEliminar
  2. Po eu não acho isso que voce falou sobre o preço, eu comprei um e tenho mais ou menos 1 semana com ele, comprei na china e paguei 460 reais, mas paguei 230 reais de imposto, então por 690 reais voce não compra um celular desse, o unico celular que eu vi que é parecido com esse celular é o J7 da sansung, e ele esta 1500 reais
    Então vou fazer uma analise. O celular é muito bom, aqui ele não é muito conhecido pela marca TCL mas pelo que vi, a TCL tem celulares aqui, que é da marca Alcatel. A camera dele é excelente (já que usa lentes da Sony). Minah maior preocupação foi a tela dele, já que ninguem diz se é resistente, mas comigo ele tomou um tombo de uns 70cm e não quebrou.
    Agora tenho uma reclamação, o celular flui muito bem, mas muitas vezes da uns engasgos de 1 segundo, e isso esta me incomodando muito, to procurando rons para poder ver se resolve isso.
    Pros:Camera
    Tela
    Custo beneficio

    Contra:Engasgos que da no celular.

    ResponderEliminar