2016/03/14

WD lança disco de 314GB para Raspberry Pi


O lançamento do Raspberry Pi 3 incluiu o WiFi e Bluetooth, fazendo com que em muitos casos só fique a faltar um disco - coisa que a WD quer solucionar com um pequeno disco de 314GB concebido especialmente para o Raspberry Pi.

O Raspberry Pi adequa-se perfeitamente a muitas aplicações onde um cartão de memória basta para a sua utilização; e desde sempre foi possível ligar-lhe um disco externo USB. O problema é que para isso era conveniente a utilização de um hub USB com alimentação, já que não era garantido que o RPI pudesse fornecer a energia necessária para todos os discos.

Daí a criação deste disco WD PiDrive de 314GB para o Raspberry Pi; um disco que foi concebido de raiz para funcionar dentro das capacidades de alimentação das portas USB do Raspberry Pi, mas que ainda assim garantisse o máximo desempenho possibilitado pelas mesmas. Também inclui uma versão especial do BerryBoot que permite a fácil instalação e selecção de múltiplos sistemas operativos durante o arranque.

O PiDrive vai custar €49.99 mas terá um preço especial de lançamento de €34.28 que o torna bastante mais atractivo... caso consigam apanhar um. Para aplicações onde seja conveniente ter uma maior capacidade de armazenamento (media center), ou com escritas contínuas que não sejam apropriadas para o uso de cartões de memória (vídeo-vigilância, etc.) este PiDrive será certamente uma opção a ter em conta.

2 comentários:

  1. Em que é que isto difere da anterior proposta da WD para o RPi? Menor consumo energético?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode ser alimentado apenas por um cabo USB directo (sem as "derivações" para power).

      Eliminar