2016/03/14

Notícias do Dia

A Realidade Virtual invadiu o Porto este fim-de-semana; a mais compacta e eficiente app Facebook Lite é a que tem maior crescimento no FB; o Android N vai permitir criar mini-widgets nos Quick Settings e acelera drasticamente a instalação de apps; os Nexus 5X e 6P estão com desconto na Google Store; e um curioso chuveiro Showerloop que apenas gasta 10l de água por duche, por muito tempo que se goste de ficar na água.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças da última pergunta que te pode valer o nosso gadget desta semana: uma coluna bluetooth à prova de água.


Automóveis vão estar cada vez mais atentos aos condutores distraídos



No futuro não teremos que olhar para a estrada e os automóveis levar-nos-ão até ao destino enquanto vamos vendo filmes ou trocando mensagens com amigos; mas até lá, iremos ter cada mais mais automóveis que terão de olhos voltados para o condutor, para garantir que este está atento na condução.

A tecnologia que detecta condutores distraídos ou sonolentos já vai surgindo nalguns automóveis, mas isso acontece apenas em modelos topo-de-gama, fora do alcance da maioria das pessoa. Felizmente, tal como aconteceu com o ABS e sistemas de controlo de estabilidade, é algo que a evolução tecnológica tem permitido expandir a cada vez mais veículos, e não faltará muito para que passe a ser tão comum quanto esses sistemas de segurança.


O custo (actualmente) elevado da Realidade Virtual



Bem a propósito do meetup de Realidade Virtual que este fim-de-semana decorreu no Porto, temos a constatação de que entrar neste mundo, neste momento, é algo que implica investimentos avultados. Só os óculos em si, tanto no caso dos Oculus Rift como dos HTC Vive, são coisa para custar mais de meia centena de euros; a que se soma a necessidade de um PC bem potente, elevando o custo total para perto dos 2000 euros.

Felizmente, temos soluções bem mais económicas, que passam pelos simples cardboard VR e GearVR, e que levarão a experiência da realidade virtual (mesmo que com qualidade inferior) a muitos mais milhões de pessoas. (Falta também saber qual será o preço dos óculos PlayStation VR, que poderão ser um grande trunfo da Sony.)


Twitter consegue indicar áreas afectadas por furacões melhor que as simulações oficiais



Os cientistas estão constantemente a tentar prever as condições meteorológicas, e isso adquire importância redobrada no caso de tempestades e furacões que colocam em risco a vida de milhares de pessoas. Agora, um grupo de investigadores descobriu que analisar os tweets geolocalizados permite ter informações bastante mais precisas sobre a evolução e trajectória destes fenómenos climáticos.

... Não me parece assim tão surpreendente, tendo em conta que os tweets representam (à partida) relatos de pessoas que estão no local e a confirmar aquilo que estão a ver com os seus próprios olhos.


Sony Xperia vem com 50 fotos impressas por mês



Para relembrar que o mundo físico ainda conta, a Sony lança uma campanha bem curioso, que irá permitir que os clientes que comprem um smartphone Sony Xperia até 11 de Maio irão ter direito à impressão de 50 fotografias por mês (gratuitamente) durante 12 meses.

A campanha é válida para os modelos Xperia M4 Aqua, Xperia M5, e gama Xperia Z5 (comprados na Worten, Fnac, El Corte Inglés, e NOS); podendo a oferta pode ser activada através da aplicação Xperia Lounge, disponível em qualquer Xperia.



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)