2016/04/29

Análise Honor 5X


O mercado dos smartphones está cada vez mais disputado, e há várias marcas que vão reconhecendo a necessidade de oferecer mais por menos, e este Honor 5X assume-se como uma forte aposta da Huawei nesse sentido.

O Honor 5X



O Honor 5X é um smartphone com um ecrã 5.5" Full HD de 5.5", Snapdragon 616 octa-core, 2GB de RAM, 16GB + microSD, câmaras de 13MP e 5MP, dual SIM, e uma bateria generosa de 3000mAh. O corpo é em alumínio, e na traseira encontramos um sensor de impressões digitais, cada vez mais indispensável para facilitar o processo de aceder ao dispositivo sem ter que introduzir um código PIN. O sistema que vem de origem é o Android 5.1 Lollipop com EMUI 3.1, mas a Huawei já deu a garantia de actualização para Android 6.0 Marshmallow.



A qualidade de construção é excelente, ao nível do que se esperaria de um topo de gama (e fazendo-nos recuar no tempo e lembrar que dois ou três anos atrás, seria inconcebível pensar ter um smartphone assim por cerca de 200 euros.) O único ponto que quebra ligeiramente essa sensação serão as "tampas" em plástico na parte superior e inferior na traseira. (O carregador ser de apenas 1A também é um ponto que poderia ter sido revisto, para um smartphone que vem com uma bateria de 3000mAh.)


A câmara



Com a câmara a ser um dos aspectos que mais interessa a grande parte dos utilizadores, a Huawei não facilitou e equipou o Honor 5X com uma câmara de 13MP bastante razoável. (É preciso ter em conta que os Nexus 5X/6P e, em especial, o Galaxy S7, vieram subir a fasquia na referência das câmaras - mas estamos a falar de gamas completamente diferentes.)




Os resultado, como se pode ver a seguir, são bastante decentes em todo o tipo de situações:











Em funcionamento



Com um Snpadragon 616 e 2GB de RAM, o Honor 5X tem tudo o que precisa para funcionar bem, e é isso que se tem... desde que se tomem certas precauções. É que, mais uma vez, estamos perante um smartphone cheio de alterações adicionadas pela Huawei, com o seu EMUI launcher, e existem várias coisas que vem activadas de origem e que poderão causar alguma estrenheza.


Para começar, ainda estamos perante um sistema baseado no "velhinho" Android 5.1.1, o que nesta altura já começa a roçar o inaceitável para um smartphone novo. É um sistema que logo à partida limita a utilização de coisas como o sensor de impressões digitais de forma standard (embora a Huawei tenha adicionado algumas funcionalidade úteis, permitindo usar o sensor como mini "touchpad" para reconhecer gestos), mas sendo minimizado pela promessa de que em breve chegará uma actualização para o Android 6.0.


Mas mais chato serão as constantes notificações de que existem apps em memória e a recorrente sugestão para que as mesmas sejam eliminadas - algo que, como já abordamos, não é propriamente a melhor coisa a fazer. É um comportamento que pode ser desactivado nas opções, mas que ao ser feito implica que se tenham que adicionar manualmente todas as apps que se deseje deixar correr em background, coisa que terá que ser feita novamente sempre que se instale uma nova app.

São "esquisitices" que irão incomodar mais umas pessoas que outras, e haverá quem até as possa achar úteis ou desejáveis... mas o ideal seria deixar que fosse o sistema a tomar conta dessa gestão, sem colocar a pressão sobre o utilizador.


Apreciação final



O Honor 5X é um excelente smartphone e tem tudo o que precisa para se tornar num sucesso. Infelizmente, aquilo que poderá limitar estas aspirações são as modificações que a Huawei faz ao Android, e que se poderão considerar demasiado intrusivas para quem desejar um Android "simples". É certo que muitas destas coisas podem ser resolvidas à custa de mexer nas configurações e/ou recorrendo a launchers alternativos (como o da própria Google), mas seria talvez mais proveitoso que em vez da Huawei gastar recursos a desenvolver o EMUI, os direccionasse para que este modelo já tivesse sido lançado com o Android 6.0 (e assegurasse que também iria receber o próximo Android N.

Com um ecrã excelente, autonomia generosa, câmara decente e uma qualidade de construção acima da média, muito gostaria de poder dar ao Honor 5X a nossa pontuação máxima. Infelizmente, devido às tais questões do software, terá que se ficar por um:



Huawei Honor 5X
Quente


Prós:
  • Qualidade de construção
  • Autonomia
  • Câmara
  • Ecrã


Contras:
  • Android 5.1.1
  • EMUI
  • opções pré-activadas

Galeria de imagens




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)