2016/05/04

Google Play já mostra o tamanho correcto das actualizações

Para algo que deveria ser simples, saber o tamanho de uma app ou actualização na Play Store da Google era uma tarefa praticamente impossível. Felizmente a Google parece estar à escuta, e vai passar a mostrar o tamanho correcto das actualizações.

Há muito que os utilizadores Android podem tirar partido das actualizações parciais, que evitam a necessidade de descarregar centenas de megabytes por uma actualização que apenas tenha feito uma pequena alteração. Mas o efeito secundário foi que muitos utilizadores ficavam sem saber qual seria o tamanho real dessa actualização (e não saber em que momento é que a barra de progresso daria o salto da sua posição actual para os 100% sem qualquer explicação).

A Google decidiu finalmente resolver o problema, e a partir de agora, se consultarem a descrição da aplicação na Play Store antes de fazerem a sua actualização, o valor apresentado passa a corresponder ao tamanho efectivo da actualização - sendo que a barra de progresso da instalação passa também a apresentar o valor correspondente à actualização, o que torna o processo mais claro. Por exemplo, a app poderia ter 100MB mas a actualização ser de apenas 10MB, e a barra de progresso será proporcional a esses 10MB.

Como é habitual nestas situações, esta actualização vai ser disponibilizada de forma faseada. Mas finalmente passaremos a ter dados para decidir se se justifica fazer a actualização gastando dados mobile, ou se será preferível esperar até ter WiFi (coisa que até ao momento era uma verdadeira "roleta russa".)

Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)