2016/06/02

Android passa a sugerir desinstalação de apps para libertar espaço


Da próxima vez que tentarem instalar uma app sem que tenham espaço suficiente, não se admirem se o vosso dispositivo Android sugerir a desinstalação de apps que estejam a ocupar muito espaço.

Não há nada mais frustrante, seja em que plataforma for, do que descobrir que não temos espaço livre para instalar algo que queríamos utilizar. Isso é algo que obviamente se torna mais frequente em smartphones que têm capacidade mais limitada, mas que a Google se prepara para atenuar com um assistente de desinstalação de apps.

Em vez de nos apresentar uma mensagem de que não temos espaço disponível, este assistente apresenta-nos uma lista de potenciais apps a desinstalar, com o espaço que estão a ocupar actualmente, assim como o espaço que é necessário libertar para se poder instalar a nova app.

Teoricamente esta lista de apps tem em consideração a utilização que se dá às mesmas, sugerindo apenas apps que não são abertas há bastante tempo ou que se utilizam com pouca frequência - mas ao ver o screenshot (ao lado) a incluir apps como o Facebook Messenger e Snapchat... não sei se será esse o caso (embora, verdade seja dita, também tenho essas apps instaladas e raramente lhes dou uso! :)

O ideal seria todos os fabricantes passarem a incluir um mínimo de 64GB de memória, de base, em todos os smartphones - mas enquanto isso não acontece, assistentes como estes irão ajudar parcialmente a que os utilizadores tenham uma experiência mais agradável de utilização do Android. Um assistente deste tipo será sempre mais simpático do que uma mensagem de que "não há espaço"... embora nalguns equipamentos possa continuar a ser complicado explicar aos utilizadores que, mesmo tendo alguns gigabytes livres, não se possa instalar uma app com umas dezenas de megabytes, por culpa do espaço dado às diferentes partições...

2 comentários:

  1. Já levei com um aviso destes há uma ou duas semanas atrás, aproveitei e fiz uma limpeza

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, há alguma forma de contornar isto? Além de mover as app para o cartao sd. E de preferencia sem root :) Obrigado. Saudações Vimaranenses

    ResponderEliminar