2016/06/06

Facebook nega que a sua app usa microfone para apresentar publicidade


Já alguma vez viram surgir publicidade na internet de coisas que falaram recentemente com amigos? Para uma professora nos EUA, isso associado ao facto da app do Facebook pedir permissão para utilizar o microfone, deu origem a uma suspeita que já mereceu resposta oficial do Facebook.

A professora em questão achou bastante suspeito que o Facebook lhe apresentasse publicidade de coisas que tinha falado, levando-a a concluir que a app do Facebook deveria estar a escutar aquilo que se dissesse perto do seu smartphone. Até poderia parecer exagerado... se não se vivesse no mundo que conhecemos, e onde até as teorias mais paranóicas sobre os processos de espionagem se têm revelado ser verdadeiras (e até indo para além do que se imaginaria.)

Neste caso, verdade ou mentira, o que é certo é que já fez com que o Facebook respondesse oficialmente a dizer que não utiliza o microfone para apresentação de publicidade direccionada (embora use outros factores, como a localização), ou para alterar a apresentação dos conteúdos na timeline dos seus utilizadores. Oficialmente, o Facebook diz que apenas usa o microfone se o utilizador o permitir, e para a função de identificar músicas ou séries de TV através do som.

Se a palavra deles não vos inspirar grande confiança, podem sempre ir às definições das pemissões, tanto em Android como iOS, e cortarem o acesso ao microfone nesta app. (E não queimarem muitos neurónios a interrogarem-se se realmente esse acesso foi cortado, ou se apenas nos dizem que sim. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)