2016/06/19

Luminati Aerospace testa avião solar tripulado com sucesso


Se no solo se vai aguardando pacientemente pela disseminação dos automóveis 100% eléctricos, também nos céus há quem trabalhe em aviões eléctricos alimentados a energia solar.

Embora o Solar Impulse 2 possa receber a maior parte da atenção mediática ao dar a volta ao mundo alimentado apenas pelo Sol, este avião solar da Luminati Aerospace mostra-nos um design que estaria muito mais próximo de um potencial avião monolugar comercial.

O primeiro voo foi um sucesso, com o avião a voar por cerca de 20 minutos, numa experiência que o piloto descreveu como sendo "única" devido à ausência de tradicional barulho do motor; mas curiosamente as intenções da empresa passam por se livrarem do piloto. Tal como em terra, onde se vai progredindo no sentido dos automóveis autónomos, também aqui se trata de testar tecnologia que deverá ser utilizada para criar drones autónomos que possam permanecer continuamente no ar, para servirem de pontos de distribuição de comunicação, ao estilo do que a Google quer fazer com os seus balões, e que o Facebook também está a explorar com drones.

Esperemos que eventualmente esta tecnologia se torne comercialmente acessível, para nos trazer drones com os quais se possa brincar sem nos preocuparmos com a autonomia de poucos minutos que normalmente temos disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)