2016/07/06

Notícias do dia

Há indicações de que o próximo iPhone poderá adoptar os 32GB como base; já podemos espreitar o aspecto dos Nexus deste ano da HTC; a Bulgária aprova lei que exige software open-source; gigantes tecnológicos e operadores querem o fim da "Lei dos Cookies" na Europa; e robots autónomos vão comerçar a fazer entregas em Londres e outras cidades europeias.

Esta semana estamos a oferecer um ebook de Introdução ao JAVA da FCA; e segue-se a nossa habitual selecção de notícias do dia:

Manchester City contrata o primeiro jogador... de FIFA



Se pensavam que seria ridículo comparar os jogos de futebol a sério com as versões virtuais dos jogos de computador e consolas, eis que também o Manchester City avança para uma contratação no campo dos eSports. O popular clube de futebol contratou Kieran "Kez" Brown, um conhecido jogador de FIFA que se tem feito notar nalgumas competições electrónicas, e que passará a representar o clube britânico de forma oficial.

... Imagino que não demore muito para que por cá também os nossos clubes de futebol comecem a fazer o mesmo. (Depois será uma questão de tempo até que se comecem a ver contratações e transferências milionárias... :)

Actualização: parece que o Sporting já está em cima do acontecimento.


Google compra Moodstocks - startup francesa de reconhecimento visual



Poderia pensar-se que a Google já tem toda a tecnologia que precisa para fazer reconhecimento de objectos em imagens, mas afinal parece que há sempre lugar para mais um. A Google comprou a startup francesa Moodstocks, que desenvolve tecnologia de reconhecimento de objectos, bastando apontar a câmara do smartphone para algo para que fosse identificado; e que, ao contrário da maioria dos serviços da Google, funcionava principalmente com base em processamento offline feito no próprio smartphone.

... Vamos lá ver se é desta que regressa a pesquisa visual da Google, que tem estado muito esquecida desde que o Google Goggles deixou de ter actualizações...


Skype Meetings permite video-conferências até 10 pessoas - mas só nos primeiros dois meses



A MS lançou um novo Skype Meetings, dedicado a video-conferências, e que permite até um máximo de 10 utilizadores simultâneos, mas só durante os primeiros dois meses. Depois os utilizadores ficarão limitados a um máximo de 3 utilizadores.

A ideia é a de que no fim deste período os utilizadores fiquem com vontade de pagar pelo Skype for Business; mas o mais natural será que depois destes primeiros meses, os utilizadores simplesmente passem a utilizar o Skype normal (que permite chamadas entre 10 pessoas sem prazo de expiração), ou o Hangouts,


Carro sem condutor da Google já reconhece sinais dos ciclistas



Fazer um automóvel que conduza sozinho é fácil; fazer um capaz de interagir com o restante trânsito humano é muito mais complicado. No caso do carro da Google, passa a reconhecer os gestos feitos por ciclistas e a ter isso em consideração para prever as suas intenções - mesmo quando o sinal foi feito muito antes da sua mudança de direcção, como frequentemente acontece no mundo real.

A Google refere também que o seus sistema autónomo é muito mais eficiente a detectar ciclistas e peões, mesmo em ambientes de visibilidade reduzida (como à noite) onde os condutores humanos seriam incapazes de o fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)