2016/08/08

Análise ao cartão microSD Kingston Class 10

Os cartões de memória são uma forma simples e prática de expandir a capacidade de armazenamento de um smartphone, e hoje vemos que tal se comporta um cartão de uma das marcas mais conhecidas neste segmento de produtos - com o nosso Luis Costa a contar-nos do que ele é capaz.



O microSD Kingston Class 4 já passou na bancada de testes do AadM, tendo apresentado uma prestação bastante competente. Quem necessita de maior velocidade, tem outras opções disponíveis, sendo os cartões de classe 10 uma das hipóteses a considerar.


Para enquadrar este artigo, convém recordar a classificação dos cartões, sendo que no caso deste cartão de classe 10, teremos uma velocidade máxima teórica de 45MB/s em leitura.


Testes de desempenho

Para testar este cartão, utilizei o Kingston HS4 All-In-One Media Reader ligado a uma porta USB 3.0 de um PC equipado com um SSD Hyper X Savage. O primeiro teste consistiu em copiar um ISO para o cartão microSD e posteriormente, deste para o PC.



Modo escrita vs leitura

O ISO de 3.41GB demorou 263 segundos a copiar, o que equivale a uma taxa de transferência de 13,3MB/s. Em leitura os 3.41GB demoram 107s a ser copiados para o PC, a uma velocidade de 32,6MB/s, valor inferior ao máximo teórico, mas ~50% superior ao obtido pelo cartão de classe 4.


Uma pasta com 95 imagens que perfaziam 338MB, demorou 37s a copiar para o microSD, baixando a velocidade para 9,13MB/s, cerca de 1MB/s mais que o cartão de classe 4.

16 vs 64GB


O teste realizado com o H2testw confirmou os resultados obtidos na cópia do ISO, registando 13,2MB/s em escrita e 21,6MB/s. Em leitura, a velocidade registada (68,9MB/s) ultrapassa o limite teórico previsto. Aproveitei para testar um cartão da mesma classe com 64GB. A velocidade de escrita subiu para os 24,9MB/s e a de leitura para os 77,6MB/s.

16 vs 64GB

Sendo os equipamentos móveis um dos principais destinos dos cartões microSD, houve também que testar este cartão num smartphones, tendo para isso utilizado o Samsung Galaxy S7 e a aplicação A1 SD Bench.

Os resultados diferem ligeiramente do obtidos nos testes realizados no PC, com o A1 SD a registar 12,04MB/s em escrita e 45,41MB/s em modo leitura. Em escrita temos 1MB/s a menos, o que é largamente compensado pela leitura, onde o resultados mais do que dobra.

No caso do cartão de 64GB, a velocidade de escrita atinge os 20,80MB/s, uma excelente melhoria face aos 12,04MB/ do cartão de 16GB.


Apreciação Final


Este cartão de classe 10 é uma opção para quem necessita de maior velocidade de leitura. Poderá ser uma boa possibilidade para visualização de conteúdos multimédia.

Podem adquirir apenas o cartão, mas têm ainda a possibilidade de o comprar com um adaptador para cartão SD e ainda uma pen USB para ligar ao PC. Este microSD Kingston Class 10 está disponível em versões de 8, 16, 32, 64 e 128GB, sendo que a versão testada pode ser adquirida por valores na casa dos 5€.




microSD Kingston Class 10 UHS-I
Quente


Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)