2016/08/18

Empresa Portuguesa cria sistema de monitorização de atletas nos Jogos Olímpicos

A empresa portuguesa Thought Creator criou um sistema de monitorização e localização compacto que está a ser experimentado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por vários atletas - permitindo saber não só a sua localização, como dados relativos à temperatura e movimento.

O Loka é um dispositivo compacto de monitorização e localização, que poderá seu usado por pessoas ou aplicado a animais, veículos ou qualquer tipo de produtos, e que tem a vantagem de usar a rede SigFox, concebida para a Internet of Things.

Tradicionalmente, qualquer sistema que necessite de comunicação wireless tem que recorrer a sistemas com pouco alcance (como WiFi ou Bluetooth), ou então usar as redes dos operadores, com as consequentes facturas no final do mês. Com a SigFox, abre-se a possibilidade de ter comunicações praticamente globais, com baixo custo e baixo consumo de energia - sendo precisamente por isso que este Loka tem a vantagem de ter uma autonomia para largos meses, que seria impensável com qualquer outro tipo de tecnologia.

O sistema, cujo hardware e software foram desenvolvidos pela Thought Creator, é composto pelo dispositivo em si, que conta com sensores de temperatura, movimento e magnético, e calcula a sua localização (aproximada) sem recurso ao GPS usando a triangulação da própria rede SigFox e também rede WiFi nas proximidades, tendo também um botão de alerta para casos de emergência; e a plataforma de localização e gestão na cloud, que permite monitorizar milhões de dispositivos em simultâneo assim como fazer actualização do seu firmware de forma remota.

Nesta fase piloto, o Loka está a ser testado pelo esgrimista Astrid Guyard, o tenista Michael Jeremiasz e Guy Ontanon, treinador do velocista Jimmy Vicaut. Agora só nos resta esperar que os resultados sejam positivos, pois este tipo de produto - assumindo que pode chegar ao mercado com preços atractivos - teria imensas potencialidades: localização de veículos, pessoas, animais, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)