2016/09/06

Fim do roaming europeu terá limite máximo de 30 dias seguidos


Já estamos habituados a que todas as medidas que pareçam boas demais para os consumidores venham com "asteriscos", e o prometido fim das taxas de roaming na Europa é mais um desses casos, que relembra que o mercado único é único... só para o que interessa a alguns.

O fim das taxas de roaming na Europa é algo que tem gerado alguma polémica, com os operadores a ameaçarem desde logo de que alguém (leia-se: todos os clientes) terão que pagar essas despesas; mas que fez logo disparar a imaginação de alguns consumidores, que já começavam a fazer contas à possibilidade de optarem pelo tarifário mais vantajoso de qualquer operador Europeu em qualquer país da UE.

Só que, como seria de esperar, o fim do roaming vem com asteriscos, que neste caso se concretizam em cláusulas de "utilização aceitável" e que vão limitar as ligações em roaming a um período máximo de 30 dias seguidos e a um máximo de 90 dias por ano. Restrições que impedem o tal plano de optar por um tarifário de outro país; embora fique contemplada a excepção para os europeus que moram num país mas trabalham noutro: quem se ligar à sua rede de origem diariamente não será sujeito a estas limitações (por exemplo, alguém que more em Portugal mas que diariamente se desloca para Espanha para trabalhar).

Enfim, nada de novo, já que estamos habituados a ver que o mercado supostamente único continua a ser mais único para uns do que para outros... permitindo os paraísos ficais em certos países/regiões, a continuidades das fronteiras digitais (que infelizmente parecem estar para durar) e tudo o mais.


Actualização: o Presidente Junker mandou retirar esta proposta!
Actualização 21/09: nova proposta deixa cair o limite de tempo mas aplica taxas a quem for considerado abusador.

8 comentários:

  1. Enfim... Já se previa este desfecho

    ResponderEliminar
  2. Melhor é que acabaram com o easy roaming, que por 3€ por dia permitia ter o pacote como se estivessemos em portugal (dados incluidos). Agora para ter dados em roaming são preços exorbitantes..

    Mais valia estarem quietos!

    ResponderEliminar
  3. Nem podia ser de outra maneira. Então usam a minha rede e outros é que têm a receita. Podia-se chegar ao absurdo de um operador sem infraestrutura disponibilizar super preços só para usar a infraestrutura dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois claro! Só quem não sabe como funciona o mercado é que pode achar que se pode ter roaming livre sem que alguém pague por isso.

      Eliminar
    2. Só se pede para que o sistema se aproxime daquilo que temos na Internet, onde não se paga mais pelos dados pelo facto de estarmos a aceder a um servidor que está ao lado de casa, ou do outro lado do mundo.

      (Penso que ninguém terá saudades dos tempos do tráfego contabilizado em nacional/internacional! :)

      Eliminar
    3. Faz absolutamente todo o sentido. Aliás, senão nem se poderia chamar "Roaming". É curioso que hoje em dia já fica mais barato telefonar de fora do que dentro do país em muitos tarifários! Quanto aos dados móveis volta a ser importante taxar quem habitualmente não contribui para o capex e opex dos operadores visitados...

      Eliminar
    4. Carlos, a comparação da internet não faz sentido aqui.
      Estamos a falar em contratar um serviço com certas condições e deslocar-nos livremente pela Europa e manter o mesmo serviço. Isso não acontece com a Internet, porque não tiras o modem de casa, vais passar férias a Roma, ligas o modem num apartamento qualquer e ficas a usar a tua NOS 100Mbps.

      Eliminar
    5. Faz, no sentido em que continuamos a usar infraestruturas globais. O uso que dou à "minha" internet pode estar a sobrecarregar milhares de vezes mais as redes de outros operadores (e vice-versa).

      E para além do mais, não é como se não se tivesse já exemplos. Por exemplo, no Project Fi da Google tens SMS gratuitos em roaming em mais de 130 países e o preço dos GB de dados é sempre igual seja em que país se estiver.

      Eliminar