2016/10/17

ExoMars chega a Marte esta quarta-feira


O planeta vermelho continua a exercer um fascínio especial sobre nós, e está prestes a lá chegar mais uma sonda da ESA (que leva um pouco de tecnologia portuguesa a bordo) que ajudará a responder à questão: há vida em Marte?

A missão ExoMars pretende procurar vida em Marte, ou melhor dizendo, tentar clarificar se o metano que se encontra na sua atmosfera terá origem geológica ou biológica, coisa que as sondas anteriores não foram capazes de determinar, mas que o módulo Schiaparelli que aterrá em Marte na próxima quarta-feira dia 19 (assumindo que tudo corre bem) vai equipado para conseguir fazer.

A bordo seguem diversos instrumentos, incluindo vários espectrómetros que permitirão fazer medições dos gases mais raros na atmosfera (aqueles que compõem menos de 1% do seu volume) com uma precisão 1000 vezes superior às que foram feitas anteriormente.

Infelizmente, a ExoMars ficará funcional apenas por poucos dias, até as suas baterias se descarregarem, mas esperemos que seja o tempo suficiente para ajudar a nos dar mais algumas respostas sobre Marte (e, quase seguramente, dar origem a mais algumas perguntas.)

Actualização: infelizmente parece que o módulo se terá despenhado na superfície marciana.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)