2017/01/11

Pimax já trabalha em óculos VR 8K


A Pimax é uma empresa que ficou conhecida por colocar os primeiros óculos VR 4K no mercado, mas está já de olhos postos no futuro, preparando uns óculos VR 8K com campo de visão ultra alargado de 200°.

Não será de estranhar por isso que estes óculos VR 8K - com um ecrã 4K dedicado para cada olho - adoptem um design idêntico ao que já vimos nos óculos Star VR, que também prometem um campo visual abrangente de 210° mas que se ficam por dois ecrãs de 2560x1440. Com um ecrã de 4K por olho, estes novos óculos da Pimax poderão finalmente, e teoricamente, proporcionar uma qualidade visual "livre de pixeis".

No entanto, quem experimentou estes protótipo diz que há ainda muito por fazer. É que para além do sistema da Pimax não contar com tracking posicional (coisa que a empresa diz que implementará em breve) o maior problema dos ecrãs utilizados deixa de ser a resolução para passar a ser o brilho. No estado actual as imagens ficam demasiado escuras, impossibilitando que se vejam os benefícios da resolução acrescida. É algo que a Pimax diz que está a trabalhar, e que também será rectificado nos próximos protótipos com um novo sistema de backlighting dos ecrãs LCDs.

Realisticamente falando, será também um pouco prematuro falar de VR em 8K... pois o hardware necessário para tal seria também bastante dispendioso. Talvez a Pimax possa contemplar também a possibilidade de integrar um sistema de eye-tracking, e assim já permitiria poupar o GPU, gerando uma imagem com qualidade apenas na zona para onde se está a olhar.

Até lá, podem ir sempre considerando os Pimax 4K, que actualmente mantêm um preço na casa dos 340 euros (actualização: podem usar o código LHPIMAX para ficar mais barato).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)