2017/02/15

Notícias do dia

Patente da Apple revela ecrã com sensor de impressões digitais integrado; como ter dois números do Whatsapp no mesmo smartphone ou um só número em dois smartphones; temos o SSD KingDian 120Gb a €38.45; o Dubai vai ter drones autónomos para transporte pessoal a voar já este ano; e ainda como os sites podem identificar utilizadores mesmo quando trocam de browser.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças que já temos novo gadget para oferecer esta semana: uma lâmpada LED tubular portátil, que te permite levar luz para qualquer lado.

Intel Xeon E7-8894 v4 chega com 24 "cores"... e preço de $8898




Numa altura em que podemos ter smartwatches por 25 euros, por vezes até custa relembrar que continua a haver espaço para os componentes electrónicos caros... muito caros. É esse o caso do mais recente CPU Xeon E7-8894 v4 da Intel, com 24 cores, 60MB de cache, a 2.4GHz (até 3.4GHz). Um CPU que certamente será do agrado de quem deseje ter um servidor super-competente para um variado número de funções... mas que implicará estarem dispostos a pagar 8898 dólares por isso.

Quanto ao eventual vencedor do euromilhões que estiver a considerar usar um destes chips para o seu computador pessoal, bastará referir que em grande parte dos casos o uso normal que se dá ao computador já nem permite tirar o máximo partido de sistemas quad-core/octa-core... quanto mais de 24 cores...


Série de discos Ultrastar está a ter falhas excessivas


Quem compra um disco de segmento empresarial está à espera que o mesmo seja bastante mais fiável e resistente em ambientes de utilização intensiva, mas infelizmente ainda há a possibilidade de se ter azar. A WD já veio a público dizer que uma pequena série dos seus discos HGST Ultrastar está a ter uma taxa anormalmente elevada de falhas, dizendo também que isto apenas se faz notar em determinadas circunstâncias de utilização.

Seja como for, se estiverem a utilizar destes discos, será conveniente contactarem o fornecedor e/ou a WD para garantirem que não serão afectados. Já nos chegam as falhas imprevistas dos discos, quanto às quais nada podemos fazer (a não ser ter os backups em dia)...


Google perdeu "talentos" na equipa de carros autónomos por lhes ter pago... bem demais?



Num relato curioso, parece que a recente perda de talentos na secção de carros autónomos da Google, que saíram para criar novas empresas de condução autónoma, incluindo a Otto (já comprada pela Uber), ou a Argo AI (que recebeu mil milhões da Ford), estará relacionada com os prémios milionários que a Google lhes terá pago.

Tendo começado como um projecto pequeno, a Google tinha definido prémios em função dos objectivos e avaliação do sector, e isso fez com que alguns dos séniores na equipa tivessem recebido vários milhões de dólares - valores que lhes davam um conforto financeiro suficiente para se aventurarem nos seus próprios projectos, em vez de ficarem "a aturar" uma Google que parece ser cada vez mais esquisita com os seus projectos secundários...


Google disponibiliza Cloud Spanner - sua BD distribuída na cloud



Para quem estiver farto de se deparar com as limitações das bases de dados relacionais (e/ou não-relacionais), a Google recomenda utilizarem a mesma base de dados que utiliza internamente: a Cloud Spanner.

Esta BD consegue combinar os pontos fortes de ambos os tipos de bases de dados, sem sofrer de nenhum dos seus inconvenientes





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)