2017/02/22

Notícias do dia

Há novo ataque de malware no Chrome que tenta enganar utilizadores simulando a falta de um tipo de letra; os fãs do Galaxy S8 já podem ver algumas fotos do que será um dos modelos finais; o Remix Singularity quer unificar smartphones e PCs; a Disney criou uma sala com electricidade wireless eficiente; e os operadores de internet Suecos recusam-se a bloquear acesso ao Pirate Bay.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado e que esta semana estamos a oferecer um medidor USB de tensão e corrente que será sempre útil para averiguar se os nossos gadgets se estão a recarregar devidamente.


Microsoft vai lançar Skype Lite na Índia



Não sei se já estaremos na altura de começar a ficar preocupados, mas o que é certo é que também o Skype adere à moda das apps "lite", concebidas para funcionarem de forma mais eficiente em equipamentos mais modestos e com consumo de dados mais reduzido.

Ainda por cima, temos mais uma vez a situação de que o developer se acha no direito de decidir quem pode ou não usar estas apps mais "leves", pois por agora o Skype Lite ficará disponível apenas na Índia. Será assim tão difícil imaginar que mesmo quem tenha um smartphone topo de gama e ligações 4G de alta-velocidade, possa preferir usar uma app que "pese menos" no seu smartphone?


Loja "automática" da Amazon vai ter funcionários devido às bebidas alcoólicas



As lojas sem caixas de pagamento nem filas da Amazon parecem começar a enfrentar as complicações do mundo real. Com a perspectiva de também virem a vender bebidas alcoólicas, surge desde logo um entrave à proposta de deixar qualquer pessoa entrar, pegar no que quiser, e sair... pois a venda de bebidas alcoólicas está proibida a menores.

Por isso, a Amazon já prevê que sejam necessários funcionários nestas lojas, para que possam verificar se os compradores de bebidas alcoólicas têm a idade exigida. Lá começa a desaparecer a conveniência de ter uma loja "sempre a andar"...


Tilt Brush da Google chega aos Oculus Rift



O Tilt Brush é um daqueles programas obrigatórios para se experimentar em VR, deixando-nos "pintar" em 3D; o único problema é que até ao momento só estava disponível para o HTC Vive. Agora que os Oculus Rift também já receberam controladores "manuais", a Google deixou de ter desculpas para não fazer chegar este programa artístico VR aos Rift, e foi precisamente o que fez.

O programa até conta com alguns detalhes que serão bem apreciados pelos utilizadores, como o facto de iluminar os botões onde pousarmos os dedos, para sabermos aquilo em que estamos prestes a clicar (não esquecer que quando se está num mundo VR, até as mais simples coisas da realidade se tornam invisíveis, a não ser que se tenham ajudas como estas).


iPhone 8 poderá dar uso a modem LTE da Intel



A Intel não quer ficar de fora do lucrativo segmento mobile, e parece estar em boa posição para lucrar com o recente litígio entre a Apple e Qualcomm, disponibilizando o seu novo modem LTE para a próxima geração de iPhones.

A Qualcomm ainda recentemente anunciou o seu modem LTE X20, mas com o novo chip da Intel, também capaz de atingir velocidades gigabit em LTE/4G, a Apple poderá ter tudo o que precisa para resolver dois problemas de uma só vez: em primeiro lugar, escapar à dependência da Qualcomm; em segundo lugar, este chip da Intel também já suporta redes CDMA, o que dispensará ter iPhones diferenciados para operadores diferentes nos EUA.


Complicit - o lado negro da produção dos gadgets


Somos fascinados e viciados em gadgets... mas convém não esquecermos que para que estes produtos cheguem até nós, existem muitas pessoas que poderão trabalhar em condições miseráveis. Complicit é um documentário que acompanha a luta de uma ex-funcionária da Foxconn que foi diagnosticada com leucemia aos 24 anos, causada por produtos químicos utilizados durante o processo de fabrico de iPhones e iPads (químicos que que a Apple já baniu em 2014).




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)