2017/03/30

Notícias do dia

A Samsung já apresentou o Galaxy S8 (com botão virtual sensível à pressão) e uma nova câmara Gear 360; o Google Home aprendeu a cozinhar e abrir portas; o teclado Gboard da Google passa a estar incluído na app da Google para iOS; e os operadores nos EUA vão poder vender dados dos clientes sem precisarem da sua autorização.

No Apps do Android o fim da celebração do seu aniversário é feito com a oferta de um Huawei P9 Lite; e por cá já temos um novo gadget da semana para te oferecer: um rato Motospeed V20 RGB; e também um exemplar do livro Internet das Coisas da FCA.

Telegram ganha chamadas de voz



O Telegram tem sido um dos serviços de mensagens que mais utilizadores tem ganho nos últimos tempos - talvez por culpa de muitos outros serviços de mensagens terem aspirações a serem plataformas e adicionando cada vez mais funcionalidades (nem sempre bem recebidas) - mas agora também ele ganha funcionalidades acrescidas: chamadas de voz.

O serviço destaca a utilização de inteligência artificial para melhorar a qualidade das chamadas, tendo em consideração todos os factores (velocidade da ligação, ping, percentagem de pacotes perdidos, etc.) e também o facto das chamadas contarem com encriptação end-to-end para garantir a total privacidade dos utilizadores.


Facebook disponibiliza live streaming a 360° para todos


Se são fãs do live streaming, do Facebook, e dos conteúdos a 360°, então estão com sorte. O Facebook facilita o processo de fazerem streams com câmaras a 360° como a Insta360 Nano (iPhone) ou Air (Android), ou a mais recente Gear 360 da Samsung.

O stream terá uma resolução máxima de 1080p a 30fps, com a recomendação de que tenham pelo menos uma ligação de 4Mbps, e com uma duração máxima de 4h.




TomTom partilha as curiosidades técnicas dos dados captados para os seus mapas



É fácil passearmos por locais desconhecidos com a confiança de que o nosso sistema de navegação nos levará até ao destino; mas para que isso seja possível é necessário contar com mapas actualizados e sem falhas. No caso da TomTom, os seus carros de captura já vão tratando de recolher informação adequada para permitir a criação de mapas "HD" adequados para os veículos autónomos... e isso implica uma imensa quantidade de dados. Só o LIDAR capta 700 mil pontos 3D com resolução de 2cm a cada segundo, obrigando o computador interno a processar mais de 1TB de dados diariamente; a isso juntam-se as câmaras que captam mais de 3.8 mil milhões de pixeis a cada quilómetro, que também são processados para detectar alterações no mundo real face aos dados previamente registados.

... Mas a verdadeira grande revolução, ocorrerá quando este tipo de trabalho for feito pelos próprios veículos autónomos em que circulamos, e que garantirão que os dados estarão sempre actualizados de forma permanente sem necessidade de frotas de carros dedicados a esta função.


UberStories dá a conhecer o lado dos motoristas


A Uber tem enfrentado sérios problemas de imagem a nível da sua estrutura interna e liderança, mas para o lado de fora, continua a projectar a ideia de que o importante é o seu serviço... e as pessoas que o tornam possível.





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)