2017/04/06

Fãs originais da OnePlus sentem-se abandonados pela marca


Parece que ainda "ontem" a OnePlus chegava ao mercado com o seu flagship killer OnePlus One e fazia o mercado mexer; mas desde então a empresa parece ter perdido os ideais que cativaram os fãs, e actualmente parece ter-se tornado em apenas mais uma empresa, daquelas que nem se preocupa em cumprir com as promessas feitas à sua comunidade.

Um dos fãs que mais tem ficado incomodado com esta mudança de atitude é David Monteiro - fãs assumido de longa data, e que resolveu partilhar publicamente as suas preocupações com a OnePlus e que lançou um Thunderclap que tem conseguido grande número de apoiantes e que tenta fazer com que a marca honre os compromissos assumidos.

Em causa estão modelos como o OnePlus One e OnePlus X, que a marca parece ter esquecido completamente, mesmo depois de, por diversas vezes, ter assegurado que o Android 7.0 chegaria ao OnePlus - uma das promessas que vai cedendo à dura realidade de que, muito provavelmente, nunca será cumprida.

Mas a OnePlus não se tem esquivado apenas a estas situações complicadas, e tem falhado em promessas que não teria qualquer dificuldade em cumprir. Carl Pei, um dos nomes fortes da OnePlus, comprometeu-se em final de 2016 de escrever três cartas à comunidade (sendo que depois avaliaria se seria para continuar) a falar sobre as intenções da marca para o futuro assim como debater outros assuntos; mas esses comunicados rapidamente se tornaram em pura propaganda de marketing, e a terceira carta... esse nem sequer chegou. Pelo que em apenas 5 meses... nem sequer a sua própria promessa foi capaz de cumprir.



Outra promessa quebrada foi a dos 24 meses de suporte do Oxygen OS para o OnePlus One. Em menos de metade do tempo o smartphone original da marca, tão importante para o seu sucesso, parece ter ficado encalhado definitivamente. As promessas de actualizações regulares para o OnePlus 2 também ficaram esquecidas, e no OnePlus X foram as prometidas promessas de actualizações mensais de segurança que nunca se chegaram a materializar. De igual forma, até a promessa da gestora da comunidade da marca, de que haveriam comunicados regulares a cada duas semanas, nunca foi cumprida - nem por uma única vez.

São questões que certamente não incomodam apenas o David, e há que relembrar que estamos a falar de um grande fã da marca que não tem interesse em "falar mal" dela, mas simplesmente deseja que a mesma tivesse um pouco mais de respeito e consideração por todos aqueles que contribuíram para o seu sucesso.

Actualmente, parece que a OnePlus já pouco tem a ver com aquela empresa irreverente que veio abalar o mercado, e mais se parece com qualquer outra em que o único interesse é vender o próximo modelo que tiver para vender, e deixar tudo o resto cair no esquecimento... O assunto nos fóruns da OnePlus já supera uma dezena de páginas, pelo que há que esperar que a OnePlus não se limite a ignorar o assunto.

13 comentários:

  1. OnePlus X ainda se arranja? Onde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.olx.pt/anuncio/oneplus-x-onyx-IDAnPN1.html

      Eliminar
  2. OnePlus X não recebeu nougat por causa da Qualcomm não ter disponibilizado drivers para tal . Agora updates de segurança é outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa história está mal contada, porque a Qualcomm disse que não libertou os drivers mas que nenhuma fabricante sequer pediu esses drivers. A meu ver há falhas dos fabricantes e da Qualcomm

      Eliminar
  3. Por falar na one plus, deixo um vídeo é um artigo de opinião relacionados com o assunto, sobre como agradar fins originais, e como conseguir atrair a novos mercados e novos fans:

    https://youtu.be/FJgTKx-rg18

    http://www.androidcentral.com/oneplus-doing-everything-right

    ResponderEliminar
  4. Quem dava suporte ao OnePlus One era a Cyanogen, que deixou de existir. Além disso a Qualcomm não lançou drivers certificados, logo o equipamento não pode ter Nougat oficial. A forma de resolver isso? Lineage OS por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. O One Plus One não tem Nougat pela mesma razão que o meu Xperia Z2 não tem: a Google não suporta o Snapdragon 800 e 801 no Nougat porque estes SoCs não são OpenGL ES 3.2 compliant.

    Se a culpa é de alguém é da Google.

    ResponderEliminar
  6. A culpa não é de ninguém, a google tem de fazer evoluir o SO e o mercado, suportar tudo e todos no Android só torna o Android num SO pior..

    ResponderEliminar
  7. Tenho o meu, e com o Lineage OS parece novo.

    ResponderEliminar
  8. O meu One corre há um ano o Ressurection Remix (android 6) que é francamente superior ás versões que eram oficiais (Cyanogen). Tanto em performance como em estabilidade. Em breve vai evoluir para Lineage (android 7) que me parece já estar com um nivel aceitavel de maturidade.

    ResponderEliminar
  9. Não é preciso chorar ou entrar em histerismos. Isto está feito para trocar de telemóvel uma vez por ano. Quer queiram quer não!

    ResponderEliminar
  10. Aqui com o ONE + Lineage OS 7.1.1. O que me preocupa é o software original vendido pela OnePlus que deixou de existir para estes equipamentos. Estou a falar de baterias, capas traseiras, displays, etc...

    ResponderEliminar
  11. Não software, mas hardware. Peças para o telemóvel

    ResponderEliminar