2017/06/05

Apple prestes a matar apps de 32 bits na App Store?


Durante mais de 10 horas, a App Store da Apple fez desaparecer as apps de 32 bits dos resultados das pesquisas, fazendo suspeitar que a data para a sua morte esteja para breve.

Há algum tempo que a Apple começou a apresentar avisos aos utilizadores que usam apps iOS que ainda não foram actualizadas para 64 bits, fazendo surgir uma janela que indica que a app poderá deixar de funcionar caso o developer não a actualize. A Apple foi uma das primeiras empresas a adoptar chips de 64 bits no sector mobile (em 2013, com o iPhone 5S), pelo que por esta altura já se pode dar ao luxo de considerar que a grande maioria dos iPhones ainda em actividade suportam apps de 64 bits.

No entanto, esta pressa em acabar com as apps de 32 bits - sendo que este episódio de terem desaparecido essas apps da pesquisa da App Store durante quase um dia, e que praticamente coincide com a abertura da WWDC - poderá estar relacionada com o facto da Apple poder ter decidido remover completamente a compatibilidade com 32 bits no CPU/SoC que equipará os iPhones que serão lançados daqui por alguns meses. Essa opção, ao contrário do que vai acontecendo noutras plataformas, em que a retrocompatibilidade tem sido mantido há décadas (podemos correr num dos mais recentes CPUs da Intel os mesmos programas criados para MS-DOS nos anos 80) iria permitir à Apple poupar uma área significativa no seu novo chip, que poderia ser melhor utilizada aumentando o número de núcleos de processamento, do CPU ou GPU, ou a memória interna utilizada para as caches, sem aumento de custos.

Seja como for, quer seja hoje, daqui por uma semana, ou daqui a alguns meses, se ainda usam apps que actualmente estejam a apresentar o aviso de que irão deixar de funcionar... o mais seguro será deixar de dependerem delas (e caso não possam viver sem elas, não custará nada enviar uma mensagem ao developer a pedir uma actualização que a permita manter-se em funcionamento em 64 bits.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)