2017/07/27

Novidades do MIUI 9 da Xiaomi

A Xiaomi já revelou o seu Mi 5X e o Mi AI Speaker, mas outra das componentes importantes destes lançamentos é o MIUI 9.


Já se sabia que para além destes novos produtos a Xiaomi iria apresentar a nova versão da sua interface MIUI, e aqui está ela, dando um novo passo no sentido de tornar o Android da Xiaomi, já muito apreciado pelas fãs, num sistema ainda melhor.

Tal como as informações que tinham vindo a ser divulgadas já deixavam antever, o MIUI 9 não ia apresentar grandes novidades em termos de aspecto gráfico, com o trabalho a ter sido feito a nível dos bastidores, na optimização do sistema, com melhorias a diversos níveis, que vão contribuir para um desempenho ao mais alto nível, ou pelo menos assim espera a Xiaomi.


Abrir aplicações mais rapidamente, optimizar a utilização dos CPUs multi-core, limpeza de recursos automática, novo sistema de ficheiros, nova gestão da cache, melhor optimização dor processos em background, e são algumas das melhoras que foram apresentadas.

Este caminho é semelhante ao que a Huawei optou por tomar para o desenvolvimento da sua EMUI, apresentando melhorias de desempenho e optimização de processos. No caso da Xiaomi, as funções mais importantes passam a estar à distância de dois clicks.


Outro dos aspectos a que a Xiaomi não fica indiferente é a dos assistentes digitais, e por isso o MIUI 9 também conta com um. Este assistente é, segundo a marca chinesa, capaz de encontrar quase tudo, desde fotos a texto. Para disponibilizar esta funcionalidade, a Xiaomi teve de trabalhar ao nível dos serviços, razão pela qual não se sabe ainda se este assistente estará na versão Global da MIUI 9 ou se, como será mais provável - e tal como acontece com outras funcionalidades - estará disponível apenas na versão chinesa da MIUI 9.

Veremos, quando esta actualização começar a chegar a alguns dos smartphones mais populares...


Por: Luis Costa

2 comentários:

  1. Pode ser que com a nova MIUI consiga finalmente gostar mais dos telemóveis Xiaomi! Pessoalmente é a uma das piores (esteticamente)
    É que o meu nexus 5 apesar de estar perfeito... acho que está na hora de um upgrade

    ResponderEliminar
  2. Troco frequentemente de telemóvel e já vou no 3 xiaomi.
    Adoro o software deles com as suas optimizações.
    No outro dia tive de mexer num telemóvel com android stock e senti falta de algumas coisas.

    A simplicidade por vezes é apreciada desde que tenha opções para o que queremos disponiveis.

    Com o MIUI não preciso de andar à procura de apps para fazer algumas optimizações que aprecio, como call blockers, e etc.

    ResponderEliminar