2017/08/27

180 mil apps na App Store ficarão obsoletas no iOS 11


Há muitos meses que a Apple tem alertado os developers para actualizarem as suas apps para 64 bits caso as queiram manter funcionais no iOS 11, mas há mais de 180 mil apps na App Store que continuam por actualizar e que desaparecerão com a chegada do iOS 11.

Isto deve-se ao facto de o iOS 11 ser um sistema operativo exclusivo de 64 bits (e potencialmente estando associado a que o novo CPU da Apple que será utilizado pelos iPhones 7S e 8 se livre da parte dedicada aos 32 bits). Considerando que a Apple deu o tiro de partida nos CPUs mobile de 64 bits com o iPhone 5S lançado em 2013, podemos dizer que já se passou tempo suficiente para que essa transição fosse feita...

Ainda assim, isso não invalida que no meio dos muitos milhões de utilizadores de iPhones, haverá certamente alguns que irão descobrir que alguma app que ainda utilizavam se arrisca a desaparecer, já que estamos a falar de mais de 180 mil apps; coisa que poderão explorar indo a:
  • Settings > General > About > Applications > App Compatibility
No meu iPhone, com muitas apps acumuladas desde os tempos do iPhone 3G, ainda por lá encontro mais de duas dezenas de apps, embora também seja certa que a grande maioria delas já não são executadas há mais de 3 ou 4 anos e não deixarão grandes saudades; mas é algo que todos os utilizadores deverão espreitar, para evitar surpresas (desagradáveis) de última hora.

Há também por lá apps que seguramente deverão ser actualizadas (por exemplo, a app m.Ticket de compra de bilhetes da NOS tem estado parada no tempo desde 2015... e é uma das apps que se arrisca a desaparecer, caso a NOS não se apresse a disponibilizar uma versão actualizada).

Esperemos que essa, a par de várias outras, venha a ter direito a actualização antes da chegada do iOS 11... pois não é nada fácil conquistarem um lugar permanente no smartphone de qualquer pessoa (um dos últimos estudo revela que nos EUA, a maioria das pessoas já não instala sequer uma única app por mês!) Seria uma pena deixarem escapar os potenciais utilizadores actuais pela mera preguiça de não manterem a app actualizada...

3 comentários:

  1. Definições > Geral > Informações > Aplicações - Compatibilidade das aplicações (lista das apps que - podem - não funcionar no iOS 11)

    Uma lista grande mas nada de indispensável, no meu caso. Mas uma guarda passwords antigas. Nunca se sabe quando se precisa de uma ou outra, vou ter que as passar para outra app.

    ResponderEliminar
  2. No meu caso só duas, uma de gravação de vídeos do You Tube (fará falta) e uma de optimização da RAM (tenho utilizado muito pouco).

    ResponderEliminar

  3. Das mais de 400 apps que tenho no iPhone obviamente que terei uma grande lista de incompatibilidades, mas as que poderão fazer diferença são apenas estas:
    Ciberduvidas
    Sol (jornal)
    VLC
    TVI 24
    Gasonline

    ResponderEliminar