2017/09/21

Apple aumenta para 150MB o limite máximo para downloads "mobile"


Entre as novidades do iOS 11 está também uma actualização do limite permitido para descarregar ou actualizar apps usando dados móveis, que aumenta para os 150MB.

A Apple desde sempre decidiu aplicar um limite para o tamanho das apps que se podem descarregar usando os dados móveis, seguramente para evitar contas exorbitantes entre os utilizadores mais descuidados - mas sendo também uma imposição bastante contestada por quem acha que isso deveria ser algo deixado ao critério dos utilizadores.

Com o iOS o limite aumenta dos anteriores 100MB para os 150MB, o que já ajudará a minimizar algumas frustrações no caso de quererem fazer o download de uma app com tamanho de 101MB (especialmente no caso em que se tratam de promoções em que a app está temporariamente gratuita e em que não se possa esperar até chegar a um local com WiFi, sob pena de já ter que pagar por ela).

Ainda assim, penso que seria bem mais prático e eficiente simplesmente apresentar uma caixa de alerta a informar do tamanho da app (caso fosse superior a este limite), deixando que fosse o utilizador a decidir como quer dar uso aos seus dados móveis (para quem tiver vários gigabytes para gastar, torna-se ridículos estar a aplicar estes limites).


... Isto para não falar que, para uma empresa que tanto parece prezar a quantidade de dados que os utilizadores podem ou não descarregar, nem sequer apresenta o tamanho das actualizações das apps, deixando o utilizador na incógnita se fazer uma actualização fora de casa vá gastar apenas 1MB ou 150MB. :P

2 comentários:

  1. No caso de uma App ter tamanho superior ao limite continuas a poder compra-la. O IOS notificar-me que a irá descarregar assim que estiver em Wi-Fi. Mas encontra-se comprada. Não perdes as promos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos mal... Ainda sou do tempo que se tinha que criar um hotspot portátil noutro iPhone, iniciar o download, parar; e depois devolver o favor (criando o hotspot para o outro iPhone fazer o mesmo)... :)

      Eliminar