2017/10/12

Google Home Mini perde detecção de toque para evitar escutas indesejadas


Numa medida radical que visa acabar com o problema das escutas indesejadas pela raiz, a Google optou por remover permanentemente a capacidade de detecção "touch" na parte superior do Google Home Mini.

A possibilidade de interagir com o Google Home Mini iniciando o processo de escuta com um toque na parte superior vai ser removida de forma permanente. Assim, a única forma de o fazer será através dos habituais "Ok Google" ou "Hey Google", que na prática já seriam o método mais comum e utilizado.

Isto acontece na sequência do descobrimento de que, nalgumas unidades, o sensor de toque na parte superior estaria a detectar toques inexistentes, fazendo com que o Home Mini estivesse a escutar o ambiente de forma quase contínua e tentar a tentar interpretar tudo o que era dito: o que não só tornava a sua utilização bastante frustrante (com ele a poder fazer comandos de coisas que se estivessem a ouvir na rádio ou TV) como também levantava as complicadas questões de privacidade, com milhares e milhares de registos áudio a ficarem no histórico do Google Assistant na cloud.

Se por um lado é bom ver que a Google a tomar uma decisão radical quanto a remover esta funcionalidade para que não haja margem para dúvidas (uma tentativa de correcção por software poderia não funcionar a 100% e criar um clima de suspeição do qual já seria complicado recuperar) por outro lado levanta algumas dúvidas sobre como é que um erro tão básico terá passado por todas as fases do esperado controlo de qualidade e de desenvolvimento... até chegar ao produto final que será vendido no mercado. (Embora, como já tenha referido no artigo inicial, não é caso único: também a PS4 sofreu de problemas idênticos nos seus botões "touch".)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)