2017/11/08

Notícias do dia

Portugal volta a ter direito a envios grátis da Amazon Espanha; a desilusão de (pensar) ter comprado uma Xbox One X Scorpio na Worten; como se comporta o erã "sem margens" do iPhone X face ao Mi Mix 2 e LG V30; em época alta de promoções temos uns
auriculares Bluetooth a €12 e as lâmpadas Xiaomi Yeelight RGBW a €8; e ainda um erro que deixou $300 milhões em Ethereum bloqueados.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças que já estamos a oferecer os exemplares do livro FCA escolhido para este mês: Business Intelligence.

Uber faz acordo com a NASA para controlo de táxis aéreos



Para além de investir nos carros autónomos no solo, a Uber aspira a mais altos voos - literalmente - com o anúncio de uma parceria com a NASA para a gestão de uma futura frota de táxis aéreos autónomos (UberAIR). Uma ideia futurista mas que a Uber diz poder chegar a várias cidades piloto já em 2020, e que os clientes poderão voar até antes disso, usando helicópteros ainda com pilotos humanos.

Sem dúvida que a ideia é interessante, especialmente em cidades onde fazer algumas dezenas de quilómetros pela estrada poderá significar horas desperdiçadas em trânsito... mas, é daquelas coisas que é melhor assumir desde já que poderá não chegar tão depressa quanto nos fazem querer crer.


App de Animojis duplica tempo de gravação

Poderá parecer ridículo que um dos usos mais divertidos de um smartphone de mais de 1100 euros seja fazer emojis animados com o rosto, mas é isso mesmo que tem acontecido com o iPhone X, e para quem não se contentar com os 10 segundos disponibilizados poderá gostar de saber que a app SBSAnimoji já permite gravar clips de 20 segundos.

O que não será tão agradável de saber é que a app não está disponível na App Store (nem é provável que venha a estar) por usar APIs privadas da Apple para ter acesso a esta funcionalidade... Mas, talvez o interesse em torno dos animoji venha a fazer a Apple reconsiderar a abertura do acesso aos mesmos.


Twitter disponibiliza 280 caracteres para todos



Depois da fase piloto em que o limite ampliado foi disponibilizado a alguns utilizadores, o Twitter anuncia que o novo limite de 280 caracteres passa a ser aplicado a todos os utilizadores, sempre com a justificação de que se trata de uma questão de justiça, para que também os utilizadores ocidentais possam transmitir as suas ideias de forma idêntica à dos utilizadores orientais (em que meia dúzia de caracteres pode representar uma frase completa.)

Resta agora saber se a medida irá passar despercebida e manter tudo na mesma... ou se irá fazer com que o Twitter perca um pouco mais daquilo que o tornava único...


Reino Unido usa dados da Vodafone para analisar movimentação da população



Que os operadores de telecomunicação sabem quase tudo sobre nós, isso não é novidade. A novidade é que no Reino Unido o governo também quer usar essa informação para ficar com uma melhor ideia dos padrões de movimentação da sua população.

Sem dúvida que são dados interessantes, mas se é para serem usados para fins públicos, então que sejam disponibilizados publicamente para todos os que lhes quiserem dar uso - embora com isso cheguem também as questões de que mesmo os dados "anonimizados" possam não ser tão anónimos quanto se pensa...



Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)