2017/12/28

Notícias do dia

Apple e Samsung lideraram vendas de smartphones este Natal; discos rígidos vulneráveis a ataques sónicos; LG investe na produção de OLEDs de 65" e 77"; Instagram começa a apresentar conteúdo "recomendado"; WattUp permite carregamentos wireless a 1 metro de distância; milhares de colunas Sonos e Bose estão acessíveis publicamente na net.

Neste mês de Natal, não só temos os nossos 31 dias de prendas - hoje com um suporte para automóvel com carregador wireless - como temos também quatro smartphones para oferecer no Apps do Android; pelo que não há falta de oportunidades para entrares em 2018 com alguns gadgets novos a acompanhar. E não se esqueçam que mesmo sendo no penúltimo dia do ano... temos meeting mensal AadM este sábado.

Internet Archive recebe doação de 1 milhão de dólares em Bitcoin



O misterioso doador anónimo que criou o Pineapple Fund continua a distribuir milhões em Bitcoins, e desta vez o beneficiado foi o projecto Internet Archive que luta para preservar a nossa história digital. O Internet Archive já confirmou ter recebido 1 milhão de dólares em Bitcoin, que muito úteis serão para garantir que possa continuar a sua missão... e todos nós temos que agradecer por isso.

Melhor do que agradecer, será contribuir também para este projecto - mesmo que não seja com 1 milhão ;P - pois todos os euros contam; e mesmo que seja apenas o valor de um café ou dois, sempre poderão ficar um pouco mais satisfeitos com a vossa própria consciência, por terem ajudado a manter este importante projecto.

E falando de Internet Archive...


Código-fonte do Apple Lisa vai ficar disponível em 2018



Preservar a História digital nem sempre é fácil por culpa do software proprietário e "fechado", mas no próximo ano passaremos a ter mais um pedaço dessa História, pois a Apple vai disponibilizar o código fonte do seu primeiro sistema operativo com interface gráfico, que era utilizado no Apple Lisa.

Não é que este código fonte venha ensinar nada de novo a qualquer developer... mas por outro lado até talvez o possa fazer: nem que seja apenas pelo facto de se ter um sistema operativo completo a funcionar com recursos de hardware que hoje em dia são muitíssimo inferiores aos que temos num smartwatch de poucos euros. ;P


Campeão humano (derrotado) de Go vai enfrentar novamente uma inteligência artificial



Ke Jie tinha jurado nunca mais jogar Go contra um computador, depois de uma derrota histórica contra o AlphaGo da Google, mas afinal parece ter reconsiderado essa posição e deverá voltar a enfrentar um computador em Abril de 2018 na China.

Desta vez o jogo contra a máquina vai ser mesmo contra "uma máquina", já que em vez do habitual assistente humano que movimenta as peças segundo as instruções do computador, desta vez o computador controlará directamente um braço robótico, dispensando esta ajuda.


Ericsson prevê mil milhões de contratos 5G em 2023



A adopção da tecnologia 5G poderá acontecer mais depressa do que se imagina, com a Ericsson a prever que essa tecnologia cresça rapidamente a partir de 2020 e atinja os mil milhões de clientes no início de 2023 (portanto, já daqui a cinco anos).

Como sempre, esperamos que os operadores não se esqueçam de ajustar os limites de dados ao aumenta da utilização - nos EUA a média já supera os 7GB de dados por smartphone - e por cá, embora alguns operadores estejam a apostar no aumento para os 5GB mensais, há que começar a considerar 1GB como o mínimo indispensável (que deveria ser "oferecido" a todos os clientes) e depois criar planos atractivos daí para cima.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)