2018/01/09

Notícias do dia

Actualização do Windows para o Meltdown/Spectre está a crashar PCs com CPU AMD; os NAS My Cloud da WD têm backdoor vulnerável permitindo o acesso a atacantes; Nvidia anuncia monitores 4K 120Hz de 65" com G-SYNC para jogar em grande; a sub-marca ZUK pode regressar ao mercado este ano; como actualizar Galaxy S8 para Android 8 Oreo; e mais um caso "obsceno" dos filtros de copyright automáticos, com um vídeo de ruído atormentado por copyrights no YouTube.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de escolher o livro FCA que teremos para oferecer esta semana.

HP manda recolher 50 mil baterias com risco de incêndio



Relembrando que ninguém está livre de incidentes ao estilo da Samsung com o Galaxy Note 7, eis que temos a HP a anunciar a recolha de 50 mil baterias de portáteis por risco de incêndio e queimaduras.

Os portáteis afectados incluem as séries HP ProBook 640/645/650/655, HP x360 310 G2, HP Envy m6, HP Pavilion x360, HP 11, HP ZBook 17 e HP ZBook Studio G3, vendidos em todo o mundo entre Dezembro de 2015 e Dezembro de 2017. A HP disponibiliza um programa que verificará se o portátil necessita de trocar a bateria, e diz que irá disponibilizar uma actualização de BIOS que também impedirá as baterias em risco de serem recarregadas (até que sejam substituídas).

De notar que em Janeiro do ano passado a HP já tinha mandado recolher 100 mil baterias... Pelo que parece que este problema com as baterias está longe de estar ultrapassado.


SanDisk revela pen USB-C de 1TB



Andar com 1TB de informação no bolso já não tem que pesar. A SanDisk aproveitou o CES para mostrar a sua mini-Pen USB-C com 1TB de capacidade. Embora esta pen não tire lugar à Kingston de 2TB apresentada o ano passado, tem a vantagem de ser uma pen de tamanho diminuto, ao estilo das pens de muito menor capacidade que estamos habituados a ver.

Claro que, com o seu tamanho reduzido, aumenta também o potencial para que esta pen se perca mais facilmente (algo que infelizmente me parece perseguir sempre que uso pens pequenas) e, considerando que quando esta pen chegar ao mercado não deverá ter um preço tão "mini" quanto o seu tamanho... se calhar será mais adequada a quem não sofre do mesmo síndroma de pens perdidas.


Google facilita descobrir o que o Google Assistant pode fazer



A Google há muito que sabe que não é fácil indicar aos utilizadores tudo o que podem fazer com o Google Assistant (por algum motivo o seu assistente está sempre a dar-nos exemplos de coisas que se podem fazer) e isso complica-se ainda mais à medida que o assistente vai ganhando funcionalidades adicionais por conta dos serviços de terceiros.

Talvez por isso a Google tenha criado esta secção de exploração das potencialidades do Google Assistant, que nos dá a conhecer todo o tipo de serviços associados que já estão à distância de um comando ou pedido de voz. (No meu caso, o uso continua a resumir-se ao de pedir para tocar música ou acender/apagar luzes.. :)

Mas em breve chegará uma nova vaga de "smart-devices" com ecrã e Google Assistant.




Lançamento misterioso da SpaceX foi bem/mal sucedido





A SpaceX fez mais um lançamento, desta vez de um satélite "secreto", e tivemos oportunidade para ver mais uma fantástico espectáculo tecnológico de lançamento e regresso à Terra. No entanto, existe todo um novo mistério em torno deste satélite secreto, pois existem relatos de que o satélite não chegou a entrar em órbita - enquanto que do lado da SpaceX a única informação é a de que o seu foguete fez tudo como deveria ter feito; o que atira potenciais culpas para o lado dos responsáveis pelo satélite.

... Obviamente, tratando-se de um satélite secreto, até pode dar jeito dizerem que o satélite não entrou em órbita... pelo que, imagino que dificilmente se possa vir a saber o que realmente se passou.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)