2018/01/09
Santander está a impedir transferências para a Coinbase
Os clientes do Santander que estiverem a pensar apostar um pouco nas criptomoedas poderão ser surpreendidos com a estranha situação do seu banco não lhes permitir transferir dinheiro para a popular exchange Coinbase (e possivelmente outras).
A montanha russa das criptomoedas não tem deixado ninguém indiferente, especialmente quando se multiplicam os casos de moedas digitais que num espaço de poucos dias podem valorizar 100% ou mais. É por isso perfeitamente natural que todos fiquem com vontade de arriscar uns poucos euros que seja, nem que seja para sossegaram a ingrata sensação do "ai se eu soubesse..." que ainda hoje persegue todos os que tiveram oportunidade de comprar Bitcoins (e outras) moedas a cêntimos, e que agora valem milhares de vezes mais.
O processo de registo em muitas exchanges nem sempre facilita o processo de entrar neste mundo (a Coinbase é uma das mais "simpáticas" - embora também cobre das taxas mais elevadas na compra e venda) mas mais complicado se torna quando os utilizadores descobrem que estão a usar um banco que não os deixa usar o seu dinheiro como bem entenderem. Neste caso, vários dos nossos leitores estão indignados ao descobrir que o Santander não está a deixar fazer transferências para a Coinbase.
Todas as tentativas de fazer uma transferência para a conta da Coinbase tem resultado numa "situação de erro OR450" que o banco explica como sendo: "informamos que o significado do erro OR450, diz respeito a um movimento de compra de moeda virtual; este tipo de moeda é uma moeda não regulamentada e não é permitido o movimento; para mais esclarecimentos poderá contactar o Balcão do Banco Santander Totta."
Tornando ainda mais caricata toda esta situação, o Santander é um banco que tem apoiado e promovido diversos projectos relacionados com criptomoedas pelo que se torna ainda mais incompreensível a sua posição - para além de que potencialmente se poderá mesmo tratar de uma ilegalidade, ao impedirem os seus clientes de transferirem o seu dinheiro para uma conta IBAN europeia válida.
... Bem, no caso de não esclarecerem esta situação rapidamente, este início de ano de 2018 torna-se numa excelente altura para os clientes se mudarem para um banco que não se intrometa na forma como os clientes querem usar o seu dinheiro.
Não menos curioso, esta posição do Santander apenas serve para dar ainda mais mérito à "filosofia" das criptomoedas, não dependentes de nenhuma entidade central. Depois... não se queixem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parece que o segredo reside em não colocar a palavra "coinbase" no nome do destinatário da transferência. Tem que se colocar a sequência de caracteres que a Coinbase exige, mas não é necessário colocar o nome do destinatário.
ResponderEliminarDe qualquer forma, o Santander está mesmo a pedir de forma explícita para os seus clientes irem pata outros bancos. O Millennium parece estar de braços abertos para os receber. ;)
Consegue-me dizer onde vedo colocar o numero de referência dado? Informação adicional ou Descrição da operação? Eu utilizei os dois mas gostava de ter a certeza.
EliminarCriar cartão de crédito na mbway e comprar bitcoin (é melhor Etherum menos taxas caso queiram transferir para uma enchange) e fica logo disponível ao contrário da transferência que demora sempre uns dias.
ResponderEliminarPodem testar a Revolut
ResponderEliminarhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.revolut.revolut&hl=pt_PT
Permite comprar directamente BTC ETH e BCH e ficam tb com uma conta bancário "on-line"
O Banco nao quer que os clientes ganhem mais que o próprio :-)
ResponderEliminarMaia uma " notícia " encomendada pelos chicos-espertos que qeurem ganhar dinheiro à custa dos papalvos que vão no conto do vigário. Depois façam como os " lesados " do BES, coitadinhos, que quando correu bem e ganharam milhões, tudo era um mar de rosas,quando perderam, foram enganados...
ResponderEliminarDepreendo que por "papalvos" te refiras aos portugueses que, sem voto na matéria, tem servido para sustentar todos esses bancos que vão ao ar? (E perdões fiscais de milhões a empresas com lucros milionários)...
EliminarConfesso que não percebi João Ramos...
ResponderEliminarQual é a notícia que foi encomendada? A de que os clientes do Santander estão a ser proibidos de transferir o seu dinheiro via SEPA para outra conta bancária dentro da União Europeia, tal como seria suposto ocorrer sem quaisquer tipos de problemas?
Ou refere-se a outra notícia?
Sugeria então que fosse aqui colocado os bancos em que está disponível fazer a transferência para a Coinbase. Eu sou um dos afetados e também não percebo porque a coinbase não nos deixa levantar o dinheiro para o Paypal.
ResponderEliminarParece que existem problemas também com BPI e Montepio. Algumas dúvidas também com CGD.
ResponderEliminarMillennium sem problemas.
A Coinbase não disponibiliza PayPal.
Sou cliente do Montepio e para além de pagar zero em comissão, nunca tive problemas com as transferências para o Coinbase
EliminarSou cliente ActivoBank e por acaso fiz ontem uma transferência no inicio da manhã e hoje a meio da manhã recebi mail a indicar que o depósito já estava no coinbase. Super rápido que até eu fiquei admirado.
ResponderEliminarhttps://bitshares.org/
ResponderEliminarNão vou explicar aqui em que consiste, basta pesquisar no google e em foruns. Mas basicamente existem gateways que permitem compra direta com comissoes perto de 0.
Comigo o Bankinter está a deixar transferir para o Coinbase
ResponderEliminarCriei um cartão mbnet de um cartão santander e não deixa comprar na coinbase, fica pedente e depois é cancelado, será que se aplica a mesma situação.
ResponderEliminarEm relação à coinbase, está a deixar-me muito de pé atrás, sempre com coisinhas, de volta e meia, o serviço está a correr em backlog, bla bla e etc...
As taxas e que são um exagero. Alguém conhece outro idêntico a coinbase mais em conta?
ResponderEliminarTransfere o saldo do Coinbase para o gdax (que pertence à Coinbase, usas o mesmo login) e fazes lá a compra de crypto com menos taxas (0,2% salvo erro)
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarPara alem de estarem a bloquear transferências que não deviam, são burros... nem o mecanismo de restrição sabem implementar... basta mudar o nome do destinatário para outra coisa qualquer, uma letra chega. Basicamente eles verificam o nome do destinatário e vêm se é a coinbase ou a bitstamp.
ResponderEliminarPedro Miguel muitíssimo obrigada espero que eles não descobrem que o pessoal consegue transferir não pondo o nome coinbase como destinatário.
ResponderEliminarO que é que as pessoas podem fazer se todos os bancos em PT tomarem esta iniciativa? Isto não pode ser legal, o dinheiro é nosso e nós transferimos ou gastamos da maneira que nos apetecer. Isto é uma violação de liberdade...
Era bom que fizessem um post sobre os bancos em PT que estão a aderir a isto :/
De nada. Penso que o Milenium e CGP não têm problemas. Resta saber se é possível levantar levantar o dinheiro de volta para a conta do Santander, suspeito que não.
EliminarO que é que as pessoas podem fazer se todos os bancos em PT tomarem esta iniciativa? Sinceramente, não sei, mas penso que é bastante difícil os bancos impedirem totalmente estas transferências, pois são transferências entre 2 contas dentro da EU. O próprio santander está o bloquear internamente e nem sequer verifica o iban do destinatário (talvez não consiga). Se alguem está errado na minha opinião é o santander, devia ser possivel transferir dinheiro para qualquer conta dentro da EU, é isso que nos prometem. Experimente com pouco dinheiro e tente levantar. Se não conseguir há mais bancos.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarParece que há movimentos mais abertos no sentido de bloquear este tipo de transferências: https://cointelegraph.com/news/metropolitan-bank-halts-all-cryptocurrency-related-wire-transfers
ResponderEliminarParece-me que o futuro passa por cartões que gastem directamente das moedas crypto (tipo TenX) e eventualmente bancos focados nas crypto.
CGD também a barrar:
ResponderEliminar"Aparentemente, o emissor do cartão rejeitou a compra. Contacte o emissor do cartão e autorize compras 3D Secure a partir de Coinbase ou contacte a assistência se o erro persistir."
Refazendo este comentário: a CGD não permite o pagamento via API integrada com o cartão de crédito mas permite transferências (com as comissões associadas). Em menos de 24h tive o depósito no Coinbase, sem problemas.
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEsta semana tentei fazer uma transferência para a Coinbase a partir da minha conta Millennium, é não é que estes também já bloquearam a Coinbase?
ResponderEliminarAinda têm o desplante de se justificarem com “este NIB está associado a phishing”... Sinceramente. Só me dá vontade de mudar de banco. Mas pelo que dizem nos comentários, já não devem restar muitos bancos que ainda o permitam fazer.