2018/02/02

Apple vende menos iPhones mas lucra mais


A Apple continua a ser uma máquina de fazer dinheiro, e embora tenha vendido ligeiramente menos iPhone, conseguiu ganhar ainda mais por conta do preço mais elevado (e maior lucro) do iPhone X.

No último trimestre de 2017 a Apple vendeu 77.3 milhões de iPhones (menos 1 milhão que no ano anterior), 13.2 milhões de iPads (versus 13 milhões), e 5.1 milhões de Macs (versus 5.3 milhões). Isto permitiu-lhe ter uma receita de 88.3 mil milhões de dólares, com 20.1 mil milhões de lucro; face aos 78.4 mil milhões e 17.89 mil milhões referentes ao mesmo período no ano anterior.

Como é habitual, as interpretações dos resultados dividem-se: há os consideram isto mais um sinal de que a Apple atingiu o pico e começou a perder a fidelidade dos habituais fãs dos iPhone (e sinal de maus tempos para o futuro); há os que encaram isto como sendo mais um exemplo de como a Apple consegue espremer o máximo do mercado, mesmo quando todos pensavam já não haver mais por onde espremer.

A quebra na venda dos Macs também é bem vista pelos fãs que consideram que a Apple tomou más decisões ao "limitar" os MacBook Pro, esperando que isto sirva como um sinal claro do seu descontentamento e que faça a Apple repensar nas suas estratégias para o futuro (embora a Apple diga já ter ouvido os pedidos dos utilizadores e prometer mudanças para o futuro).

Mas no final do dia, a verdade é que este dinheiro que enche os bolsos da Apple não cai do céu, e que cabe a cada um mostrar o seu apreço ou descontentamento... escolhendo bem onde gasta o seu dinheiro.

4 comentários:

  1. Depende como se fizerem as contas:
    - A Apple vendeu menos 1 milhão, a Samsung vendeu menos 3,1 milhões
    - No total venderam-se menos 38,5 milhões
    - A Apple vendeu mais 2,9 milhões que a Samsung
    - A quota de mercado da Apple passou de 17,8% para 19,3%

    E isto apesar das baixas vendas do X (nos EUA o X vendeu o dobro do 8 e do 8 Plus) ;-)
    ... E dos problemas que o iOS 11 trouxe à credibilidade da marca, já para não falar de que não se sabe se as baterias têm defeito ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Mas alguém falou sequer da Samsung?

      Eliminar
    2. ... Vários
      http://iphone.appleinsider.com/articles/18/02/02/apple-beat-samsung-in-unit-sales-with-iphone-x-during-q4-during-the-biggest-annual-fall-in-smartphone-history

      Eliminar
  2. Enfim , Fan Boys , aquilo que eu queria dizer é muito simples , o preço super inflacionado de todos os Iphones , mas sobretudo do X certamente contribuem para estes nrs , o que eu acho piada é que já li em imensos sítios na web fan boys da Apple a aplaudirem estes lucros recorde com menos vendas , certamente são miúdos que não compreendem que estão a ser explorados e se ainda tivessem acções da empresa ainda perceberia , mas não consigo perceber esta característica mórbida dos fans da Apple pelos lucros da empresa , aconselhava estas pessoas a irem a um psiquiatra .

    ResponderEliminar