2018/02/15

Gmail Go chega à Play Store


Já chegou à Play Store a versão mais poupada do Gmail - o Gmail Go - e a pergunta que se coloca é: mas porque motivo o Gmail normal ocupa o dobro do espaço?


A família de apps "Go" da Google destina-se a ser usada em equipamentos com recursos mais limitados, ocupando menos espaço que as suas congéneres normais e sendo mais eficiente em termos de utilização. No entanto, no caso do Gmail Go, tanto o aspecto da app como as suas funcionalidades são em tudo idênticas à app do Gmail normal - não esquecendo que no caso do Gmail Go estamos a falar de uma app de 9MB (vs 20MB da normal), e que após instalada sobe para os 25MB (vs 47MB).



Quem estiver habituado a usar a app do Gmail não encontrará grandes diferenças, a não ser os contactos não apresentarem a foto e se limitarem a mostrar a letra inicial no "icon" visual; continuando a ter acesso a todas as funcionalidades, tanto dos gestos, como das labels, e até as respostas inteligentes automáticas, que tão práticas são para despachar certos emails rapidamente.

Dá mesmo que pensar o que é que na app normal justifica que a app passe para o dobro do tamanho...

... Claro que a grande parte negativa é que este Gmail Go só está disponível para equipamentos com Android 8.1, o que desde logo limita a sua utilização a 0.3% dos Androids activos.

1 comentário: