2018/02/05

MS muda estratégia do Windows S


A Microsoft reviu a sua estratégia quanto ao Windows 10 S e agora todas as versões do Windows 10 passam a poder ser bloqueados em "modo S".

O Windows S era a versão do Windows que se aproxima ainda mais das restrições de alguns sistemas mobile, fazendo com que os utilizadores sejam obrigados a utilizar o browser do sistema e só possam executar apps instaladas através da Windows Store. É uma limitação que não agrada a 60% dos utilizadores que se deparam com este Windows S, e que têm optado por fazer a troca para o Windows 10 Pro, que podia ser feita gratuitamente... mas tudo vai mudar.

Em vez de manter um Windows 10 S separado, a MS vai fazer com o "Windows S" passe a ser um modo de utilização limitada disponível em todos os Windows. Teremos portanto um "S Mode" que poderá aplicar-se ao Windows 10 Home, Windows 10 Pro, e potencialmente até ao Windows 10 Enterprise.

Ter um modo opcional mais limitado nem seria problemático, mas o problema é que a MS vai também mexer nas opções de "actualização". Se no caso dos utilizadores com S Mode num Windows 10 Home poderão optar por se livrarem disso e ficarem com o Windows 10 Home sem restrições, no caso do Windows 10 Pro isso implicará pagar $49 para se livrarem do "S Mode"... um grande retrocesso face ao Windows 10 S que dava acesso a este Windows de forma completamente gratuita.

... Quando se esperava que a Microsoft fizesse todos os possíveis para facilitar o acesso ao seus sistema operativo... parece que volta a preferir apostar em medidas que continuarão a promover a pirataria. (Não que isso se justifique... já que se conseguem licenças válidas do Windows 10 Pro a €25 ou até menos).

6 comentários:

  1. 25€ para computadores novos (OEM)... seja como for... fica sempre de pé atrás em relação a este tipo de sites... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas até ao momento, em várias dezenas de licenças, ainda não falharam.
      (Sendo uma estupidez, pois logicamente preferiria comprá-las à MS, que deviam ter um preço "simbólico" no Windows...) Enfim... o que vale é que já só se precisa do Windows para jogos, quando um dia isso terminar... nem se olha para trás!

      Eliminar
    2. Eu lamento algumas opções da Microsoft mas venha quem vier não há melhor SO que o Windows (o Windows 10 é soberbo). É meramente a minha opinião e preferência é claro, mas é válida para mim e para milhares de milhões de outros utilizadores que da mesma forma não pensam em "trocar" o Windows por qualquer outro SO e não é só por conta dos jogos obviamente...

      Eliminar
  2. ''É uma limitação que não agrada a 60% dos utilizadores'' Pelo que tenho visto em outros sites é o contrário, 60% mantem-se com o Windows 10 S, ou seja, 40% muda. O que é um número interessante. Mas o Surface Book não entra para as contas.

    ResponderEliminar

[pub]