2018/02/05

MS muda estratégia do Windows S


A Microsoft reviu a sua estratégia quanto ao Windows 10 S e agora todas as versões do Windows 10 passam a poder ser bloqueados em "modo S".

O Windows S era a versão do Windows que se aproxima ainda mais das restrições de alguns sistemas mobile, fazendo com que os utilizadores sejam obrigados a utilizar o browser do sistema e só possam executar apps instaladas através da Windows Store. É uma limitação que não agrada a 60% dos utilizadores que se deparam com este Windows S, e que têm optado por fazer a troca para o Windows 10 Pro, que podia ser feita gratuitamente... mas tudo vai mudar.

Em vez de manter um Windows 10 S separado, a MS vai fazer com o "Windows S" passe a ser um modo de utilização limitada disponível em todos os Windows. Teremos portanto um "S Mode" que poderá aplicar-se ao Windows 10 Home, Windows 10 Pro, e potencialmente até ao Windows 10 Enterprise.

Ter um modo opcional mais limitado nem seria problemático, mas o problema é que a MS vai também mexer nas opções de "actualização". Se no caso dos utilizadores com S Mode num Windows 10 Home poderão optar por se livrarem disso e ficarem com o Windows 10 Home sem restrições, no caso do Windows 10 Pro isso implicará pagar $49 para se livrarem do "S Mode"... um grande retrocesso face ao Windows 10 S que dava acesso a este Windows de forma completamente gratuita.

... Quando se esperava que a Microsoft fizesse todos os possíveis para facilitar o acesso ao seus sistema operativo... parece que volta a preferir apostar em medidas que continuarão a promover a pirataria. (Não que isso se justifique... já que se conseguem licenças válidas do Windows 10 Pro a €25 ou até menos).

6 comentários:

  1. 25€ para computadores novos (OEM)... seja como for... fica sempre de pé atrás em relação a este tipo de sites... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas até ao momento, em várias dezenas de licenças, ainda não falharam.
      (Sendo uma estupidez, pois logicamente preferiria comprá-las à MS, que deviam ter um preço "simbólico" no Windows...) Enfim... o que vale é que já só se precisa do Windows para jogos, quando um dia isso terminar... nem se olha para trás!

      Eliminar
    2. E o site é confiavel ?

      Eliminar
    3. Eu lamento algumas opções da Microsoft mas venha quem vier não há melhor SO que o Windows (o Windows 10 é soberbo). É meramente a minha opinião e preferência é claro, mas é válida para mim e para milhares de milhões de outros utilizadores que da mesma forma não pensam em "trocar" o Windows por qualquer outro SO e não é só por conta dos jogos obviamente...

      Eliminar
  2. não sei se é bem assim... :)

    ResponderEliminar
  3. ''É uma limitação que não agrada a 60% dos utilizadores'' Pelo que tenho visto em outros sites é o contrário, 60% mantem-se com o Windows 10 S, ou seja, 40% muda. O que é um número interessante. Mas o Surface Book não entra para as contas.

    ResponderEliminar