2018/02/27

Notícias do dia

Have I Been Pwned já permite verificar passwords de forma segura; Vodafone já deixa carregar telemóveis via PayPal; Vero é a nova app de sucesso entre os descontentes com o Instagram; Apple TV perde acesso ao iTunes (assim como Windows XP e Vista); e o Exynos 9810 do Galaxy S9 com desempenho limitado.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo passatempo semanal, que te poderá valer um dos novos sensores de temperatura e humidade com display da Xiaomi.

Apple enfrenta 60 processos por causa das baterias e abrandamento dos iPhones



A Apple prometeu disponibilizar a opção para desactivar o abrandamento dos iPhones no próximo iOS 11.3, mas isso não impede que os processos contra si continuem a amontoar-se, tendo já duplicado para 60 processos "class action".

A Apple vai ter que explicar porque motivo começou a abrandar iPhones com baterias mais antigas - de forma secreta, sem dar qualquer indicação aos utilizadores - e deixando que se passassem meses a ignorar as queixas de quem ia sentindo esse abrandamento de forma mais notória, até finalmente terem admitido o que estava a ser feito (e isto apenas depois de terem surgido provas irrefutáveis que já o tinham comprovado).

Nos EUA a Apple já disponibiliza a troca de baterias a preço reduzido, por cá continuamos a aguardar para ver qual será a sua proposta.


Hacker devolve milhões roubados em Ethereum



Não estamos no Natal, mas parece. O hacker que tinha roubado 37 mil ETH da Coindash fez uma nova devolução de 20 mil ETH, agora avaliados em 17 milhões de dólares.

A Coindash foi vítima de roubo de Ethereum em Julho do ano passado, quando um hacker alterou o endereço da wallet do site durante o processo de ICO, e amealhou 37 mil ETH na sua própria carteira. Misteriosamente, em Setembro foram devolvidos 10 mil ETH da conta que tinha sido usada para o roubo; e agora foram devolvidos 20 mil ETH. Ainda restam 7 mil ETH por devolver... Mas mais intrigante será saber o que estará por trás deste estranho "arrependimento".

... Se calhar, o receio de que todo e qualquer movimento que fizesse a partir daquela wallet com os fundos roubados iria ser minuciosamente dissecado e explorado até à exaustão, para tentar seguir o rasto do dinheiro e descobrir o responsável.


Flutter disponível em versão beta


O toolkit de desenvolvimento Flutter da Google, que quer simplificar o desenvolvimento de apps Android e iOS, está agora disponível em beta. Usando DART e aceleração por GPU, este Flutter facilita a criação de páginas com elementos gráficos interactivos e animados... e permite que as alterações ao programa se possam reflectir imediatamente no programa em execução, acelerando o processo de teste e desenvolvimento.





Centenas de PCs antigos e consolas à procura de nova casa



Se pensavam que tinham um boa colecção de computadores e consolas acumuladas ao longo das décadas, pensem novamente. Esta é a colecção de Benj Edwards (na foto apenas se vê uma pequena porção do total) que vai mudar de casa e está a procurar quem possa dar o tratamento adequado às centenas de computadores, consolas, e material electrónico que tem coleccionado ao longo dos anos.

São mais de 200 computadores "não-PC", mais de 70 PC-compatible ou derivados, mais de 140 consolas de jogos, a que se juntam ainda máquinas de calcular e máquinas de escrever... Um verdadeiro achado, que só se espera que possa vir a encontrar uma nova casa (museu?) onde seja apreciado.


Huawei com Porsche conduzido por Mate 10 Pro no MWC



Quanto a saberem o que anda a fazer o nosso Luis Costa pelo MWC - para além de partilhar dezenas de fotos na nossa página do Facebook - parece que teve oportunidade de se sentar num Porsche Panamera... que tinha um Huawei Mate 10 Pro ao volante. :)

... E vocês, tinham coragem de deixar o vosso smartphone conduzir o vosso automóvel? :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

6 comentários:

  1. Carlos, corrige o texto sobre a noticia da Coinbase, porque assim da a entender que se tratam dos serviços de finanças portugueses...

    ResponderEliminar
  2. "Nos EUA a Apple já disponibiliza a troca de baterias a preço reduzido, por cá continuamos a aguardar para ver qual será a sua proposta."
    Posso não ter percebido bem a afirmação, mas cá em Portugal, num ponto de assistencia oficial da Apple, (para os equipamentos cobertos) troca-se a bateria por 29€ ao abrigo da campanha da Apple em vigor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens a certeza? As campanhas que vi de troca de baterias a 29€ não eram oficiais...

      Eliminar
    2. ... Afinal parece que já há mesmo, obrigado!

      Eliminar
    3. Pelo que tenho visto quando lhes perguntam no facebook se as baterias são originais (os que trocas as baterias por 30 euros) dizem que são iguais ás originais e as trocam em 30 minutos, MAS que também podem trocar por baterias originais só que demora 5 dias (custando os mesmos 30 euros).

      Eliminar
  3. Supunhamos que eu tinha criado uma startup de fechaduras electrónicas de portas "prafrentex" - e agrora vendia-a à Amazon por entre 1200 e 1800 milhões de dólares. Isto para a Amazon poder entregar encomendas dentro de casa (por certo a porta terá algum truque para entreabrir para passar a encomenda mas não abrir completamente - se calhar só uma corrente).
    Nos bons negócios as duas partes ganham- nos grandes negócios é preciso ter para vender o que a outra parte quer "desesperadamente" (e tem dinheiro para pagar, que é o caso da Amazon).
    https://www.recode.net/2018/2/27/17059768/amazon-ring-acquisition-doorbell

    ResponderEliminar