2018/02/19

Pixel 2 XL carrega bateria lentamente abaixo dos 20°C


Temos tido vários casos que nos relembram que as baterias que alimentam os nossos equipamentos digitais continuam a ser produtos analógicos sujeitos a todo o tipo de incógnitas e incertezas, e agora é a vez do Pixel 2 XL da Google ser apanhado a ter um comportamento algo estranho quando a temperatura desce dos 20°C.

As baterias dependem da química para funcionar, e ter elementos químicos a funcionar com "precisão" não é tarefa fácil, quando existe uma infinidade de factores que podem afectar o seu comportamento, incluindo a temperatura e também o número de ciclos de recarregamento a que já foram sujeitas. É por isso que a Apple optou por limitar a velocidade de funcionamento dos iPhones nas baterias envelhecidas, por supostamente já não terem capacidade para fornecerem a energia necessária; e também será por algo idêntico que os Pixel 2 XL da Google optam por reduzir drasticamente a velocidade de recarregamento quando a temperatura cai abaixo dos 20°C.


Se com temperaturas ambientes acima dos 20°C o Pixel 2 é capaz de recarregar a bateria com correntes de 1.87A a 8.75V (cerca de 16W), quando a temperatura cai abaixo desse valor o carregamento reduz-se para 0.43A e menos de 4W.

Sabendo-se que as baterias de lítio não são fãs das temperaturas reduzidas, é fácil imaginar-se que isto esteja a ser feito para as proteger; no entanto, o que não será tão facilmente explicável é porque motivo o Pixel 2 XL continue a exibir a mensagem no ecrã de que está a "recarregar rapidamente" mesmo quando isso não é verdade.

Embora não se espere que os smartphones se tornem num mostrador complicado de tensão, corrente e temperatura, seria aconselhável que, no mínimo, apresentassem informação realista sobre o que se está a passar. Se com temperaturas reduzidas a bateria recarrega tão devagar... um alerta sobre isso seria sempre bem vindo.


5 comentários:

  1. Bom, eu tive foi um semelhante caso, mas com temperaturas altas, mas num Nexus 6P. Este verão cada vez que tentava usar o tlmv pro GPS, tendo o tlmv a carregar ao mesmo tempo,por nada deste mundo ele queria carregar. O tlmv recebia carga mas nao carregava, inclusivê chegou-se me a descarregar. So pude relacionar tal caso, com a temperatura que o tlmv estaria a ter, devido ao carregamento e ao sol que apanhava. Ainda nao apanhei isto no Pixel XL, mas secalhar acontece o mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o calor é o outro extremo. Em tempos já levei com o iPhone a apresentar aviso de temperatura excessiva - precisamente a usar com navegação GPS, ao sol (na consola do carro), e enquanto estava a carregar.
      Solução: posicioná-lo à frente das saídas de ar com o ar condicionado... :)

      Eliminar
    2. Carlos, isso não poderá causar condensação e por sua vez humidade no interior do equipamento? Dadas as diferenças de temperatura.

      Eliminar
    3. Não... não estamos a falar de diferenças tão drásticas. (Digo eu)

      Eliminar
  2. Tenho um pixel 2 (HTC) e ainda não reparei se carrega lentamente mas parece ser mais rápido a carregar que o Nexus 6p. O carregamento no carro com GPS ao sol no verao acho que matou a bateria do meu 6P, este pixel 2 ainda não passou por isso, mas se o meter em frente à saída de ar tem de ser só no verão pois no inverno levava com calor. Mas noto que a bateria do pixel 2 aguenta-se muito melhor que a do 6p mesmo sendo de menor capacidade, quando vou dormir ainda tem uns 35% mesmo tendo usado GPS e podcast player ao longo do dia... O snapdragon 610 devia estar a estragar a autonomia.

    ResponderEliminar