2018/02/28

WD mostra cartão SD de 880MB/s


Depois de nos ter mostrado o cartão microSD mais rápido do momento a WD levanta a ponta do véu sobre o que virá a seguir, demonstrando um cartão SD com interface PCIe x1 com velocidades de leitura de 880MB/s.

A adopção dos cartões de memória mais rápidos não tem corrido tão bem quanto os fabricantes gostariam, sendo que apenas alguns fabricantes se dão ao trabalho de implementar o hardware necessário para tirar partido dos cartões mais velozes da actualidade - e que depois são subaproveitados quando usados nos leitores de cartões mais comuns. Talvez por isso a SD Card Association queira dar já o salto para uma nova especificação, o SD PCIe, que utiliza o interface PCIe como caminho para o futuro.

A WD já tinha um protótipo destes cartões SD PCIe (da SanDisk) a funcionar no MWC, e os resultados são inspiradores: este cartão conseguiu atingir velocidades de leitura de 880MB/s e de 430MB/s em escrita - velocidades que se aproximam daquilo que se consegue ter com alguns SSD.


Para referência, o actual UHS-I permite velocidades de até 104MB/s, com o UHS-III (pouco utilizado) a suportar até 624MB/s. Em comparação, o actual PCIe 3.0/3.1, com um só canal, já permitiria chegar aos 985MB/s.


Embora não haja ainda qualquer estimativa de quando estes cartões poderão chegar ao mercado, a SD Card Association espera que a utilização de um barramento standard como o PCIe possa acelerar drasticamente o interesse na adopção deste novo formato, e também tirar partido da evolução do mesmo com os PCIe 4.0 e 5.0 que irão proporcionar taxas de transferência mais elevadas que nunca.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)