2018/02/28

Notícias do dia

A ANACOM chumbou tarifários "zero-rating" da Vodafone, MEO e NOS; a Asus apresentou os novos ZenFone 5 com ecrã total e câmara dupla; Vivo Apex mostra ecrã com sensor de impressões digitais alargado e câmara frontal pop-up; Wacom anuncia os Cintiq Pro que se podem transformar num PC; temos o DJI Phantom 3 a €371.99; e a Cellebrite já consegue desbloquear iPhones com iOS 11 (e por apenas $1500).

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo passatempo semanal, que te poderá valer um dos novos sensores de temperatura e humidade com display da Xiaomi; e também temos alguns livros C# da FCA para oferecer.

Amazon compra Ring por (mais de) mil milhões de dólares



A Amazon acredita que há um imenso mercado à procura de campainhas inteligentes para as as suas casas, e está disposta a investir o que for preciso nisso - como demonstra esta aquisição "bilionária" da Ring por (mais de) mil milhões de dólares, com rumores a indicarem que o valor final se situará entre 1.2 e 1.8 mil milhões de dólares.

A Ring especializou-se no desenvolvimento de uma campainha inteligente para as portas, que permite aos utilizadores saberem e verem quem tocou à campainha mesmo quando estão fora de casa, e também falar com a pessoa em questão mesmo que estejam do outro lado do mundo (desde que tenham acesso à internet, obviamente).

É o tipo de produto que também me parece ter enorme potencial, e que seguramente a Amazon fará questão de aproveitar ao máximo, integrando-o no seu crescente ecossistema de produtos inteligentes com integração com a Alexa. Nada mau para um projecto que tinha sido rejeitado no Shark Tank. :)


Ficar rico com o YouTube é uma ilusão



A ideia de que qualquer pessoa pode ficar "rica" a fazer vídeos no YouTube não passa de uma ilusão, e um novo estudo vem demonstrar que na realidade é ainda mais complicado do que se poderia imaginar. Mesmo para quem estiver no top 3% dos criadores no YouTube (e com 1.4 milhão de visualizações por mês), as receitas de publicidade ficam-se pelos 1400 dólares mensais, pouco acima do que é considerado o limiar da pobreza nos EUA.

As coisas só mudam para quem está no 1% no topo, com visualizações mensais que vão dos 2 milhões aos 42 milhões (2 mil aos 42 mil dólares por mês, em média) e que começam a atrair patrocínios adicionais que podem multiplicar esses valores. Ou seja, o mesmo tipo de sucesso que se aplica aos melhores "1%" em praticamente qualquer área...


O desafio de manter a Alexa a conversar com alguém por 20 minutos



Os actuais assistentes digitais podem ter umas tiradas engraçadas, mas qualquer tentativa de conversação com eles rapidamente chega ao fim com a constatação de que são bastante limitados. A Amazon quer que a sua Alexa seja capaz de conversar naturalmente com os utilizadores, e lançou um desafio para a criação de um bot que pudesse manter uma conversa casual com alguém durante 20 minutos.

A tarefa está longe de ser simples, com muitos dos candidatos a terem ficado pelo caminho, mas uma equipa já conseguiu superar essa marca numa das tentativas (embora em média o resultado final se tivesse ficado pelos 10 minutos e 22 segundos), fazendo antever que as futuras evoluções se possam comportar ainda melhor e superar todas as expectativas.


AT&T vai falando das "vantagens" de uma internet sem neutralidade com dados prioritários


Com o fim anunciado da neutralidade da net nos EUA, os operadores vão esfregando as mãos e preparando o futuro. No caso da AT&T, enquanto por um lado vai dizendo que não tem interesse em criar uma internet a duas velocidades, por outro lado diz que haverá vantagens em ter serviços que paguem por tráfego prioritário - o que desde logo contraria a sua primeira afirmação.

A AT&T refere que serviços como os veículos autónomos e cirurgias remotas são alguns dos que poderão tirar proveito desses dados prioritários (com pagamento extra), mas obviamente esquecendo-se de referir o que aconteceria quando tivessem a rede saturada com "tráfego prioritário" e não pudessem garantir o que quer que fosse (o que já não podem fazer, a respeito dos segmentos de rede que nem estão sob o seu controlo). Enfim... esperemos que por cá a neutralidade da net continue a manter-se, para nos livrar desse cenário apocalíptico.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)