2018/03/04

Como funciona uma embraiagem?


A embraiagem é, para muitas pessoas, um dos grandes "mistérios" nos automóveis, capaz de causar ataques de ansiedade naqueles que estão a aprender a conduzir - mas todos os receios podem ser dissipados ao se olhar para o que se esconde atrás daquele pedal mais à esquerda.

Cada instrutor de condução tem a sua forma de tentar explicar o que é, e como funciona, a embraiagem. Uns explicam que é como tentar "empurrar uma pessoa" - que se quisermos que ela caminhe temos que a empurrar suavemente e gradualmente, pois se lhe dermos um empurrão brusco ela cai; outros arranjando outras formas.

Mecanicamente, o que se passa é que quando temos um motor com um veio motriz sempre a girar (enquanto o motor está em funcionamento), é necessário ter um mecanismo que permita desconectá-lo das rodas (e caixa de velocidade). De outra forma, se o motor estivesse ligado directamente às rodas, seria impossível manter o carro parado enquanto o motor estivesse a trabalhar (para não falar das "mudanças" da caixa de velocidade).

Esse mecanismo é a embraiagem, e quem quiser ver e perceber o seu funcionamento em detalhe, poderá dissipar todas as dúvidas com o vídeo que se segue.


4 comentários:

  1. a penúltima frase tem dois despistes.

    motor ligado ao motor?

    é possível ter as rodas paradas com o motor a trabalhar sem embraiagem.
    com uma caixa planetária de variação contínua.

    ResponderEliminar
  2. Vejo muita gente a fazer ponto de embraiagem nos semáforos (por vezes durante mais de 1 minuto) que ou não faz ideia de como funciona a embraiagem ou está-se marimbando porque o carro é da empresa.. pois dá um desgaste exagerado à embraiagem que normalmente é dispendioso e complicado de trocar.
    Com um VE pode-se fazer isto porque não existe embraiagem é apenas um equilíbrio magnético do motor a compensar a força gravítica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há uns dias, estava um artista à minha frente a fazer isso num semáforo numa subida. Ao fim de nem um minuto já cheirava a "ferodo", e uns segundos depois já se via fumo branco por todo o lado. Mas o nabo lá ficou a fazer aquilo até mudar para verde e arrancar.
      Isto foi há duas ou três semanas, adivinho que por esta hora o carro já fez uma visita à oficina.

      Eliminar
  3. O que vale é q os carros electricos ja n precisam disso..e ha muitos hibridos que tem outros sistemas.. Bom para mim que sou um nabo a conduzir carros.

    ResponderEliminar