2018/03/02

Light Phone 2 volta a apostar no minimalismo


Os criadores do Light Phone estão de regresso com um novo projecto, para criar um sucessor mais capaz do seu telemóvel minimalista.

Ninguém põe em causa que os nossos smartphones actuais têm mais em comum com um computador do que com um telemóvel do século passado; ainda assim, haverá quem possa continuar a sentir necessidade de ter um dispositivo mais simplista para fazer chamadas e envia SMS, sendo precisamente esse o público alvo do Light Phone.

O Light Phone 2 chega com algumas funcionalidades que o tornam mais apetecíveis que o primeiro modelo, a começar pela utilização de um touchscreen E-ink (em vez das teclas numéricas fixas e display limitado), suporte para 4G, SMS, e até - potencialmente - algumas funcionalidades extra como acesso a mapas, serviço Uber, etc.

A ideia continua a ser interessante (e o design atractivo), mas o problema continua a ser o mesmo do original: o preço. Este Light Phone 2 tem um preço de $225 nesta fase inicial da campanha de crowdfunding (anunciando que o preço final será de $400) e escusado será dizer que por este valor se podem comprar smartphones muito, mas muito capazes. Para além disso, a data anunciada para se começarem a entregar estes modelos é Abril de 2019, o que provavelmente o coloca a par de muitos mais modelos low cost no mercado (com Android Go).

... É pena, mas pelo menos demonstra que haverá espaço no mercado para um smartphone a preço atractivo que aposte num design minimalista e um ecrã e-ink.


5 comentários:

  1. Com um preço diferente, parece-me muito bom.
    Eu cheguei a pensar comprar daqueles telemoveis para velhotes, com teclas gigantes, para responder a essa necessidade de estar contactável mas com menos ruído.
    Claro que podemos sempre apagar todas as apps que temos nos telemoveis...

    ResponderEliminar
  2. Isto basicamente é tentar vender nada pelo preço de tudo. É um preço absurdo, tendo em conta o que nos oferecem e tendo em conta o que o mercado nos oferece pelos mesmos valores ou até menos.

    ResponderEliminar
  3. Este faz o mesmo!

    The 5 Dollar Phone Is REAL
    https://www.youtube.com/watch?v=OAyHxzwAwlc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem GPS nem mp3, mas... tem rádio.
      Eu tenho um de 20€
      https://loja.vodafone.pt/telemoveis/alcatel/10.54-preto?src=ON

      Eliminar
  4. O fascínio deste projeto é mais o tamanho do que o minimalismo. Quem me dera ter um telemóvel de 4 polegadas (como o meu velho Huawei) com um processador e armazenamento decentes...
    Tudo em 12 cm, sem que pareça que ando com uma tábua de passar a ferro no bolso das calças.

    ResponderEliminar