2018/03/06

Notícias do dia

Europa quer reduzir garantias para 1 ano; a Uber chega a Guimarães; as redes mesh estiveram em força no MWC 2018; a Google já consegue remover imagem de fundo dos vídeos em tempo real; Spotify envia aviso a utilizadores de apps "pirata"; e uma empresa de anti-virus acusa smartphones Android chineses de virem com malware pré-instalado.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já podem ajudar a escolher quais os livros FCA que teremos para oferecer esta semana.

App MoviePass segue localização dos utilizadores antes e depois de irem ao cinema



A app MoviePass fez grande sucesso ao permitir que os utilizadores fossem ao cinema todos os dias pagando apenas $7 por mês mas agora começam a descobrir-se alguns detalhes da sua app que não irão agradar a quem preza a sua privacidade. O CEO do serviço disse orgulhosamente que a app recolhe o máximo de dados sobre os utilizadores, incluindo a sua localização enquanto estão a ir para um cinema, e para onde vão a seguir. Informação que contraria a que é indicada nos temos de utilização e privacidade, de que o serviço apenas faz um pedido de localização ocasional ao se seleccionar o cinema onde se quer ir.

Bem sabemos que nos serviços gratuitos ou com preços "demasiado bons para serem verdade" é porque o serviço está a ser pago pelos dados dos próprios utilizadores... mas convém que fique bem claro que dados são esses. Felizmente, as plataformas mobile começam a dificultar a vida a este tipo de registos "camuflados", pois apresentam indicadores visuais sempre que uma app estiver em segundo plano a aceder à localização (e dando-nos a opção para não permitirmos que isso seja feito).


Sony, Nikon e outros criam "NICE" para câmaras de vigilância inteligentes



A Sony, Nikon, Foxconn e Wistron criaram uma aliança que quer criar um sistema standard para câmara inteligentes: a NICE (Network of Intelligent Camera Ecosystem) Alliance.

A ideia é criar uma plataforma segura e de confiança para câmaras inteligentes que garanta a sua fácil integração e interoperação, e que garante desde logo algumas funcionalidades como: detecção de objectos usando AI para evitar alarmes falsos; suporte multi-cam para combinar num único vídeo as imagens de várias câmaras; suporte para diferentes tipos de câmara (infravermelhos, térmica, 3D, etc.); actualizações garantidas; etc.


WordPress usado por 30% dos 10 milhões de sites mais populares na net



O WordPress volta a demonstrar o seu domínio na net, sendo agora responsável por 30% dos sites no top 10 milhões da Alexa - o que para todos os efeitos significa que é usado por 30% dos sites na internet que tenham qualquer relevância.

Esse número torna-se ainda mais demonstrativo quando se considera que metade destes sites não usa um sistema de gestão de conteúdos (CMS) e portanto não devem ser comparados directamente; fazendo com que, entre aqueles que usam um CMS, o WordPress seja usado por 60% deles, enquanto que o segundo classificado - o Joomla - se fica por apenas 6.3% (3.1% no global).


IKEA Portugal adquire Parque Eólico do Pisco



A IKEA Portugal comprou o Parque Eólico do Pisco, com 25 turbinas e capacidade de 50 MW, com produção anual estimada de 156 GWh - equivalente à energia necessária para alimentar 30 lojas IKEA.
Desde 2009, a multinacional de origem sueca já investiu cerca de 1,7 mil milhões de euros em produção de energia eólica e solar. No final de 2017, o Grupo IKEA detinha 416 turbinas eólicas em 12 países e 750.000 painéis solares instalados em 22 mercados.

Em Portugal, o investimento do Grupo em energias renováveis concretizou-se, nos últimos anos, pela instalação de mais de 11.000 painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em edifício próprio – IKEA Alfragide, IKEA Matosinhos, IKEA Loures, IKEA Loulé. Com este projeto, 98% da energia produzida pelos painéis solares é incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja.

Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)