2018/03/07

Notícias do dia

Cortana deixa(va) infectar Windows através de comandos de voz; a diferença no desempenho ao trocar a bateria num iPhone; actualizações de segurança em Android têm que aprender com o iOS; Google Lens chega a todos os Android via Google Photos; análise ao Huawei P smart; a SpaceX lançou o 50º Falcon 9; e o Onavo Protect do Facebook faz tracking do utilizador mesmo quando está desligado.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos livros escolhido para esta semana. Não deixem de participar para se habilitarem a ganhar alguns exemplares do "Android Profissional" da FCA.

Facebook adiciona videochamada ao Messenger Lite



Parece que nem as apps "lite" são capazes de resistir ao crescimento e chegada de novas funcionalidades, e é isso que acontece com o Messenger Lite do Facebook, que acaba de ganhar a capacidade de efectuar videochamadas.

Se por um lado pode ser positivo adicionar novas funcionalidades, por outro lado parece-me que isto acabar por ir contra ao conceito de "apps lite"... sendo que, se a tendência continua, em breve será necessário lançar uma nova categoria de apps "ultra-lite"! Mas pronto, pelo menos neste caso a app continua a manter-se abaixo dos 10MB... pelo que ainda não chegamos a esse ponto.


Camiões autónomos da Uber já fazem entregas no Arizona


A Uber revelou que os seus camiões autónomos têm estado a circular no Arizona e a fazer entregas nos últimos meses, mas infelizmente não revelou nenhuma das informações que interessava saber, como o número de camiões, distâncias percorridas, etc. Neste sistema o camião autónomo trata da parte da viagem de longo curso, usando as auto-estradas e vias rápidas, e depois trocando de reboque para que o último troço seja feita da forma tradicional, com um motorista humano.

De resto, esta é uma das áreas em que os sistemas autónomos mais potencial têm para ter impacto de forma mais imediata, a nível dos transportes de mercadoria rodoviários nas auto-estradas. Pois são situações bem mais fáceis de gerir do que as que terão que ser enfrentadas pelos sistemas autónomos capazes de lidar com todos os imprevistos do tráfego local e citadino.




Maior ataque DDoS de sempre atinge os 1.7Tbps



Os ataques DDoS com assistência dos servidores memcached continuam a aumentar de nível, e já resultaram num novo recorde: um ataque DDoS com volume de 1.7Tbps que, felizmente, conseguiu ser superado pelo operador com relativa facilidade, não tendo causado qualquer interrupção no serviço.

... Já era tempo dos responsáveis por estes memcached (e outros serviços que permitem amplificar ataques DDoS) tivessem um pouco de vergonha na cara e tratassem de os proteger para não contribuírem para este tipo de ataques - no mínimo validando que não se trata de pedidos em nome de IPs falsificados.


Hotel "do futuro" já abriu em Budapeste


Se são daquelas pessoas que não aprecia a interacção com pessoas, já podem evitar fazê-lo se optarem por ficar no KViHotel em Budapeste. Um hotel onde a tradicional experiência de interacção com os funcionários é substituída por uma app que permite fazer tudo: desde a reserva o quarto, check-in, abertura da porta, controlo da temperatura do quarto, e pagamento no final.

... Resta apenas esperar que por lá permaneçam pelo menos um funcionário... para a eventualidade de um cliente ter ficado sem bateria no smartphone e arriscar-se ficar à porta.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)