2018/03/09

Notícias do dia

Samsung apresenta novas TV QLED "invisíveis"; Android mantém-se à frente do iOS na fidelidade dos utilizadores; OnePlus 6 com recorte no ecrã praticamente confirmado; análise ao smartwatch Emporio Armani Connected ART5000 smartwatch; em promoção um farol LED para bicicleta a €8; temos convites para todos para o Audio Show 2018; e a Alexa assusta utilizadores com risos despropositados.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos livros escolhido para esta semana. Não deixem de participar para se habilitarem a ganhar alguns exemplares do "Android Profissional" da FCA.

Google Maps ganha navegação com Super Mario



A Google já é conhecida por celebrar datas especiais com alguns "ester eggs", e este ano o "Dia do Mario" (10 de Março - que em inglês fica "MAR10") vai presentar os utilizadores do Google Maps com a possibilidade de verem a habitual seta no mapa ser substituída pelo Mario num kart.


... Bem... giro giro seria mostrar os "oponentes" no mapa, para se fazerem corridas ao estilo Mario Kart, mas facilmente se imagina a quantidade de acidentes que isso iria provocar, com a desculpa a ser "mas eu só me estava a desviar da banana que tinham atirado para a estrada!" :P

Este easter egg vai estar disponível ao longo da próxima semana, pelo que não precisam apressar-se a planear um passeio para o dia 10 só para poderem desfrutar dele.


Camiões autónomos da Google também vão começar a fazer entregas



A Google / Waymo não deixou passar sem resposta a notícia de que a Uber tem tido camiões autónomos a circular há vários meses, dizendo que também tem alguns camiões autónomos já prontos para começarem a fazer entregas no mundo real - embora nesta primeira fase o cliente seja a própria Google.

Estes camiões vão fazer entrega de material para os data centers da Google a partir de Atlanta; com a Waymo a relembrar que muita da tecnologia desenvolvida para os carros autónomos se aplica também aos camiões - apenas com as diferentes considerações para o volume e peso acrescido dos veículos, que obriga a ajustar alguns dos parâmetros (e um posicionamento diferente dos sensores, para garantir que o camião continua a ver tudo o que se passa à sua volta.)


Adblocker Ghostery passa a open-source



O popular ad-blocker Ghoster quer reconquistar a confiança dos utilizadores, e por isso vai disponibilizar o seu código fonte como open-source, para que possa ser visto, revisto, e até modificado por quem estiver interessado em fazê-lo.

A alteração surge depois de se ter descoberto que a empresa que detém o Ghostery estava a vender dados dos utilizadores, que embora não permitissem a sua identificação, não caiu muito bem entre os utilizadores que utilizam esta ferramenta para assegurarem a sua privacidade. Talvez possa contribuir para relembrar outras empresas que não há incompatibilidade entre ganhar dinheiro e disponibilizar os seus produtos como open-source...


Fake News espalham-se mais rapidamente que notícias verdadeiras



É fácil criticarem-se as "fake news", mas por outro lado também é preciso admitir a responsabilidade que cada um de nós tem na sua propagação. Um estudo demonstrou que as notícias falsas espalham-se muito mais rapidamente nas redes sociais, e isto já descontando o efeito de bots e outras artimanhas.

Ou seja... quem está a contribuir para que as notícias falsas tenham o impacto que tenham, são as próprias pessoas que as espalham (da mesma forma que só existem tablóides porque há pessoas que os compram; etc. etc.) Portanto, bastará um pouco mais de atenção - na maior parte dos casos será suficiente uma simples pesquisa adicional para comprovar se algo é real ou não - antes de ajudar a espalhar mentiras.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)